Blog da Cidha Cunha

domingo, 29 de julho de 2018

SANTA MARTA - 29 De Julho -

 SANTA MARTA - 29/07 -


Santa Marta nasceu em uma pequena aldeia chamada Betânia. Era uma menina de natureza humilde, bondosa, pura e simples. Após o falecimento de seus pais, Santa Marta e os irmãos cuidaram da casa.
Existia uma forte amizade entre eles com Jesus, por isso, toda vez que Jesus ia a Jerusalém se hospedava na casa de Santa Marta e seus irmãos, porque eles ofereciam uma sincera amizade, acolhida e hospitalidade.
Marta é irmã de Lázaro, ela é mencionada 13 vezes nos Evangelhos por ser também uma grande seguidora, devota e amiga de Jesus e seus discípulos. Ela conviveu com o Mestre e sempre depositou todo seu carinho e fé, ouvindo-o, respeitando e servindo-o. Marta presenciou a ressurreição de seu irmão realizada por Cristo, 4 dias após sua morte. E foi a partir daí que entregou ainda mais sua vida para a fé!
Marta ao receber Jesus e seus discípulos em sua casa, não parou de se empenhar nos afazeres domésticos, pois queria agradá-los. Sua irmã Maria, se sentou ao pé de Jesus para ouvi-lo, mas Marta continuava fazendo tudo sem ouvir os ensinamentos.
Carinhosamente Jesus lhe repreendeu, dizendo:

“MARTA, MARTA, ANDAS MUITO INQUIETA E TE PREOCUPAS COM MUITAS COISAS; NO ENTANTO, UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA; MARIA ESCOLHEU A BOA PARTE, QUE LHE NÃO SERÁ TIRADA.”

Como Marta era prestativa, ágil e veloz, ficou conhecida como a Padroeira dos nutricionistas, cozinheiros, hoteleiros e nutrólogos.

A Morte de Lázaro
Marta sofria profundamente com a chegada da morte do irmão, e por isso mandou chamar Jesus que era um amigo muito próximo da família. Quando o Messias chegou, Lázaro já estava morto fazia 4 dias. Marta correu até ele, se ajoelhou aos pés do Senhor e disse:

“SENHOR, SE TIVESSES ESTADO AQUI, O MEU IRMÃO NÃO TERIA MORRIDO.”

Completando:

“MAS MESMO AGORA, EU SEI QUE TUDO O QUE PEDIRES A DEUS, DEUS DARÁ.“

E foi assim que ocorreu a ressurreição de Lázaro, em meio a um pedido sofrido de perda de Cristo. Essa passagem mostra como Marta é fiel e acreditava em Deus, tanto nas horas ruins como também nas boas.

A prova disso é no capítulo 11 do Evangelho de São João, que conta detalhadamente:

“DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. AQUELE QUE CRÊ EM MIM, AINDA QUE ESTEJA MORTO, VIVERÁ. E TODO AQUELE QUE VIVE E CRÊ EM MIM, JAMAIS MORRERÁ. CRÊS NISTO? RESPONDEU MARTA: SIM, SENHOR. EU CREIO QUE TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS, AQUELE QUE DEVIA VIR AO MUNDO.”

ORAÇÃO DE SANTA MARTA
Santa Marta, santa minha,
Acolhe-me a vossa proteção, 
Pois entrego-me ao vosso amparo,
E em prova de meu afeto por Vós,
Ofereço esta luz, que acenderei 
Todas terças-feiras durante esta novena.
Pela felicidade que tiveste em hospedar em vossa casa
O Divino Salvador do Mundo, consolai-me nas minhas penas.
Intercedei hoje e sempre por mim e minha família, 
Para que tenhamos o auxílio de Deus Todo Poderoso, 
Nas dificuldades de nossa vida.
Suplico-vos que tenhais misericórdia infinita para comigo, 
Concedendo-me a graça que hoje vos peço de todo coração. (Faz-se o pedido). 
Rogo-vos que me façais vencer os obstáculos da vida, 
Como vós vencestes o dragão que tendes debaixo de vossos pés. 
Amém!

NOTA: Fazer a novena 9 terças-feiras seguidas, e em cada uma distribuir uma oração. Ao rezar acende-se uma vela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário