Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 6 de julho de 2018

PROJETO MENINO MALUQUINHO - 4º ANO -




 
1.Tema: O menino Maluquinho
 
Instituição Escolar: E.E B Professor Alexandre Sérgio Godinho- Biguaçu SC -
 
Professora: Maria Aparecida Cunha
 
Público Alvo: Alunos do 4º ano  do Ensino Fundamental.
 
Duração do Projeto:  Junho de 2012
 
2. Apresentação
 
O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, foi trabalhado tendo como base, a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o hábito de ler. Para minha surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.
 
3. Justificativa
 
O projeto surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.
 
 
4. Objetivos específicos
 
·   Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,
·   Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;
·   Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;
·    Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,
·   Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,
·   Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.
·   Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
·   Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,
·    Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.

 5.Recursos materiais

 . Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.

 "Sem livros, sem leitura, os nossos alunos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história"

Adaptação de Bill Gares

 6.Recursos Humanos

O projeto foi executado a partir das ações da professora Maria Aparecida Cunha  e os alunos do 4º ano.


 


O projeto teve início na biblioteca da  escola Professor Alexandre Sérgio Godinho, com a apresentação e leitura da obra “O Menino Maluquinho “do autor Ziraldo, como objetivo de incentivar o uso da biblioteca e desenvolver o hábito de ler. Os alunos ficaram encantados com a história, e o livro foi emprestado para que levassem para casa e realizassem a releitura da obra.


Nos dias seguintes, juntamente com a professora Maria Aparecida Cunha, os alunos pesquisaram sobre o autor/Ziraldo e escreveram suas próprias travessuras, estas travessuras compõe o primeiro livro criado pela turma do 4º ano.



Como o Menino Maluquinho é encontrado em tirinhas e histórias em quadrinhos, os alunos criaram um leque com várias tirinhas do Maluquinho. Essas tirinhas foram levadas juntamente com o livro com as travessuras da turma, para mais tarde uma possível exposição, na feira de ciências que será realizada depois das férias de julho.


Devido o menino utilizar um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu. Os alunos fizeram a leitura de várias obras, vestidos com as características do menino assim com uma panela na cabeça e fizeram as leituras de suas obras

Atividade extra com uma dinâmica e muita  diversão.

Confeccionamos panelinhas com frases criativas, e fizemos um mini amigo secreto ou seja, cada aluno escrevia duas  palavras alegres e positivas e colocava a sua assinatura. Em seguida, foram  misturadas todas as panelinhas com suas respectivas palavras e depois cada aluno pegou  uma panelinha com as palavras  e a medida que a liam, revelavam o nome de quem as escreveu, e assim sucessivamente até encerrar o amigo secreto. Todos participaram com muito entusiasmo. .

Sabemos que escrever é uma prática muito interessante, a turma, com o auxílio da professora, criou um poema coletivo, mencionando algumas ações desenvolvidas pelos mesmos, com as palavras escrita nas panelinhas.

Poema: O Menino Maluquinho

Que alegria poder escrever

Que alegria poder ler

Com o menino maluquinho

Vamos viajar e um mundo novo conhecer.

 

Foi  a professora Cida

Que nos motivou a sonhar

Com a história do Maluquinho

Criamos asas e saímos do nosso lugar.

 

Essa história divertida

Foi além da imaginação

Foi através do  Ziraldo

Que conseguimos uma nova missão

Construímos brinquedos e frases além da imaginação.

 

 

Nosso amigo Roberto

Se vestiu Maluquinho

Foi tão divertido essa aula

Quase ficamos  muito doidinhos.

 

 Na semana seguinte

A professora questionou

Qual a parte que  você mais gostou?

- Ah foi os lugares que a imaginação nos levou!

 

Então nossa turma

Sempre muito animada

Criamos muitas mensagens

Com as panelinhas decoradas!

.................

A professora Maria Aparecida envolveu  O Menino Maluquinho nas diversas ações e conteúdos desenvolvidos em classe. Em Matemática os alunos aprenderam a dividir e multiplicar com jogos do menino Maluquinho. Para trabalhar a divisão por dois e por três, a professora utilizou os potinhos feitos com pet e a carinha do menino maluquinho. A turma entendeu direitinho o processo da divisão, utilizando materiais concretos.

Assistimos ao filme " O Menino Maluquinho" na sala de vídeo, com direito a pipoca e tudo. Em seguida fomos comer um delicioso lanche com brinde de máscaras do Menino Maluquinho. Todos ficaram eufóricos para a roda de conversa a as atividades que seguiriam nos próximos dias.


 



Após o filme, novamente em uma roda de conversa, para pontuar a parte que mais gostaram, os alunos manifestaram que foi a mesa farta que a vovó preparou para o Menino Maluquinho, então a proposta de trabalho foi confeccionar um livro de receitas com as delícias preparadas pelas avós das crianças como dever de casa. Cada aluno contribuiu com uma receita e o livro foi montado. A capa foi em forma de panela.

CLIQUE na imagem abaixo e veja:  PLANO DE AULA  E  ATIVIDADES DIVERSAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário