Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Síndrome de IRLEN -

 


A Síndrome de Irlen é uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz. Pouco conhecida no Brasil, a correção pode ser feita por meio do uso de lentes coloridas, segundo o Instituto Irlen, da Califórnia.

A Síndrome de Irlen, também chamada de Síndrome da Sensibilidade Escotópica, é uma situação caracterizada por alteração da visão, em que as letras parecem estar se mexendo, vibrando ou desaparecendo, além de haver dificuldade para focar em palavras, dor nos olhos, sensibilidade à luz e dificuldade para identificar objetos tridimensionais.

Essa síndrome é considerada hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos e o diagnóstico e tratamento são baseados de acordo com os sintomas apresentados, avaliação psicológica e resultados do exame oftalmológico.

Principais sintomas

Os sintomas da Síndrome de Irlen normalmente surgem quando a pessoa é submetida a diversos estímulos visuais ou luminosos, sendo mais frequentemente em crianças que iniciam a vida escolar. No entanto os sintomas podem aparecer em qualquer idade como consequência da exposição à luz solar, faróis de carros e luzes fluorescentes, por exemplo. Alguns sintomas:

· Fotofobia;

· Intolerância ao fundo branco de uma folha de papel;

· Sensação de desfocamento da visão;

· Sensação de que as letras estão se mexendo, vibrando, aglomerando ou desaparecendo;

· Dificuldade para distinguir duas palavras e para focar em um grupo de palavras. Nesses casos a pessoa pode conseguir focar em grupo de palavras, no entanto o que se encontra ao redor encontra-se desfocado;

· Dificuldade para identificar objetos tridimensionais;

· Dor nos olhos;

· Cansaço excessivo;

· Dor de cabeça.

Devido à dificuldade para identificar objetos tridimensionais, as pessoas com Síndrome de Irlen possuem dificuldades para realizar atividades simples do dia-a-dia, como subir escadas ou praticar algum esporte, por exemplo. Além disso, as crianças e adolescentes que possuem a síndrome podem ter baixo desempenho na escola, devido à dificuldade para enxergar, falta de concentração e compreensão.

Os sintomas da Síndrome de Irlen se tornam mais evidentes em situações que demandam mais atenção visual, como por exemplo, atividades que envolvem leitura por tempo prolongado, tanto e material impresso, quanto no computador.

Sintomas físicos

Lacrimejamento e olhos vermelhos

Dor, coceira e ardência nos olhos (esfregar os olhos constantemente, pode ser confundido com alergias)

Dor de cabeça

Dificuldade na percepção da profundidade: comprometendo atividades com bola, subir e descer escadas, determinar os espaços entre os objetos no ambiente

Baixa tolerância à luz

Na leitura e escrita

Confusão entre números

Distorções visuais

Inversão de letras e palavras

Espaçamento irregular

Dificuldade em manter a linha reta para a escrita

Lentidão

Baixa compreensão

Muito esforço para concentrar-se

Tratamento para a Síndrome de Irlen

O tratamento para a Síndrome de Irlen é estabelecido após uma série de avaliações educacionais, psicológicas e oftalmológicas, isso porque os sintomas são mais frequentes em idade escolar e podem ser identificados quando a criança passa a apresentar dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho na escola, podendo ser indicativo não só da síndrome de Irlen, mas também de outros problemas de visão, dislexia ou deficiências nutricionais, por exemplo. 

Após a avaliação do oftalmologista e confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar a melhor forma de tratamento, que pode variar de acordo com os sintomas. Como essa síndrome pode se manifestar de formas diferentes entre as pessoas, o tratamento também pode variar, no entanto alguns médicos indicam o uso de filtros coloridos para que a pessoa não sinta desconforto visual quando exposta à luminosidade e contrastes, melhorando a qualidade de vida.

Apesar desse ser o tratamento mais utilizado, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica afirma que esse tipo de tratamento não possui efetividade comprovada cientificamente, não devendo ser utilizada. Assim, é indicado que a pessoa com a Síndrome de Irlen seja acompanhada por profissionais, evitem ambientes luminosos e façam atividades que estimulem a visão e a concentração. 



DICAS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER TRABALHADAS COM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE IRLEN


Atenção concentrada.

·  Categorização (cores, frutas, iguais).

·  Colorir, desenhar e contornar.

·  Construção de histórias.

·  Coordenação motora fina 

·  Coordenação motora grossa.

·  Discriminação de cores, letras e números.

·  Discriminação temporal.

·  Discriminação visual.

·  Dominó.

·  Encaixar, recortar.

·  Equilíbrio e flexibilidade.

·  Esquema corporal.

·  Funções básicas de pensamento.

·  Jogo da memória.

·  Jogo dos sete erros.

·  Jogos e brincadeiras.

·  Lateralidade.

·  Liga pontos.

·  Jogo do mico.

·  Organizar figuras.

·  Quebra-cabeça.

·  Raciocínio lógico.

·  Jogos de cartas para essa faixa etária: Rouba-montes.

·  Cantar: “Árvore da montanha”, “A velha a fiar”, “Seu Lobato tinha um sítio” e “Mestre André”.

·  Brincadeiras de mão acompanhadas de melodias cantadas – como Adoleta, Escravos e Jó.






Nenhum comentário:

Postar um comentário