ESTADO MANDA APROVAR ALUNOS DA 5ª SÉRIE
Mesmo com um boletim de notas baixas, sem entender o ciclo da água ou saber que "mim" não conjuga verbo, alunos da 5ª série do ensino fundamental, que estão no sistema antigo de oito anos, vão passar de ano na rede estadual de ensino. A orientação é da Secretaria de Estado da Educação (SED). Isso tem sido orientado para as escolas desde 2007, quando o Estado adotou o ensino fundamental de nove anos. À medida que o novo sistema foi sendo implantado, o formato de oito anos foi sendo extinto, e as crianças, passando de ano sem serem reprovadas. Três anos depois do início da mudança e a
daptação do novo sistema, a rede estadual está com os quatro primeiros anos do novo sistema pedagógico e deixou de ter os quatro primeiros anos do sistema antigo. Em 2010, há 74.458 estudant
es matriculados na 5ª série da rede estadual. E aí está a mudança mais sensível: caso parte deles seja reprovada, além de não haver série correspondente para eles cursarem com a extinção da 5a série, em 2011 começam as turmas de quinto ano do ensino fundamental de nove anos, não equivalente à antiga 5ª série. A mudança vai dos conteúdos aos professores. Um exemplo: no sistema antigo, havia um professor para cada disciplina, o que não ocorre no novo. De acordo com o gerente de Ensino Fundamental da SED, Isaac Ferreira, a decisão de não reprovar os alunos foi tomada para evitar que eles fizessem dez anos de ensino fundamental, já que, se fossem retidos, cairiam no quinto ano do novo modelo, que dura nove anos. Ele afirma que as escolas estão sendo orientadas a fazer com que todos todos os estudantes saiam da 5ª série prontos para a próxima etapa. — O papel da escola é alcançar o êxito e
não reprovar. Não consta em nenhum lugar que a reprovação é obrigatória. Com a mudança de governo em 2011, Isaac não sabe como ficará a situação dos alunos que estiverem cursando a 6ª série. Mas garante que a SED vai trabalhar para que a orientação de não reprovar permaneça.
Fonte: Central de Jornalismo Stylo FM
Só tenho a dizer: Hoje com turmas de de 5ª séries com 35 alunos ,depois dessa bomba solta na mídia... uns 10 alunos estão continuando em sala, porque não encontram nada pra fazer em casa ou aparecem mesmo somente com o intuito de encher o saco dos professores...pois esses “elementos” naturalmente com "dificuldades de aprendizagem” que na minha época se definia como burrisse e malandragem mesmo,aproveitam da situação e cruzaram os braços afirmando com muita clareza que não pretendem fazer qualquer tipo de atividades em sala...
motivo=>>>>:“tamos aprovados profi”
Aprovados? Empurrados isso sim e pelo sistema...pois no meu diário as notas vão constar (baixíssimas).
Detalhe.... No meu diário irá constar que estão reprovados, A SED que coloque aprovado, pois eu não colocarei.
ResponderExcluirInjustiça com aqueles que estudaram o ano todo... e passaram...
Tomara que Seja VERDADE...
ResponderExcluirsera que é Verdade?...Espero q Sim '
ResponderExcluirEm Santa Catarina, a secretaria estadual que extinguir o ensino fundamental, ficando, portanto, apenas "comandando" o ensino médio. Desculpe o "palavriado": É PURA JOGADA!
ResponderExcluirJá algumas prefeituras ainda estão se adequando ao sistema do ensino fundamental de nove anos, aprovando os alunos da 5ª série (em 2010) para a 6ª série em 2011.
Um colega meu salientou que essa adequação forçada é pura incompetência por parte das secretarias de educação de alguns municípios. Por quê? Porque vai caber às prefeituras a gestão da creche ao nono ano. Então, não há necessidade de aprovação automática. "Basta, apenas, oferecer um sexto ano 'alternativo'".
Quem é educador sabe, perfeitamente, que muitos alunos recém saídos dos anos iniciais do ensino fundamental mal sabem ler, escrever, ouvir ou interpretar. Já temos analfabetos funcionais cursando ensino superior. Será essa mais uma "leva" de pessoas para mesmo patamar? Não estou sendo preconceituoso com esse público, mas, como profissional da educação, me sinto desmerecido e preocupado com tal geração que será "aprovada", mal conhecendo letras ou números.
É lamentável saber que faço parte de um sistema educacional da qual nunca houve uma revolução, só rupturas abruptas.
F.E.S., 17 de janeiro de 2011.