Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Semana de Formação Catequética - Biguaçu / 2010

3ª noite de formação
Quarta-feira 28/07/2010

Acolhida : Boas vindas...bombom ..muitos sorrisos e paz!!!!

Oração inicial:
leitura do texto : Jesus nos chama porque nos ama
intenções e pedidos de perdão.
Canto: Te amarei senhor
Palestrante: Prfº Celso Lorasch

III capitulo do livro: Iniciação para a vida cristã
Iniciação a vida cristã...como?

“Um encontro que transforma a vida”
Para que os discípulos reconhecessem Jesus como centro de sua vida,era fundamental essa ligação entre esses três elementos palavra, comunidade e celebração e fundamental também para os cristão de hoje serem participantes da vida de Jesus.
Palavra (na bíblia Jesus é a palavra viva= verbo=ação)
Comunidade (compreenção da palavra = participar em comunidade)
Celebração (omento de união= palavrae comunidade)

“Um caminho que a igreja quer fortalecer”
Igreja(dioceses) todas tem algo em comum ,participantes da vida de Jesus,que de várias formas tem convidado e conduzido ao caminho de cristo,pois são membros do seu corpo(IGREJA),celebrantes do seu mistério e testemunhos do seu reino. Porém ainda há carência de itinerários de introdução e amadurecimento na fé.

“Um processo que pode inspirar outras ações”
Um exemplo de caminho que conduz a vida cristã é o catecumenato batismal,ou seja..uma escola preparatória para a vida.visa a iniciação,uma função vital da igreja onde sua responsabilidade é de toda a comunidade cristã.

Fique por dentro:

O RICA – Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos
Contém somente a ritualidade, a catequese deve ser planejada na comunidade;
Propõe o pré-catecumenato, catecumenato, purificação e a mistagogia;
Apresenta uma pedagogia a ser seguida (itinerário e metodologia);
Apresenta apenas orações e ritos;
Traz o ritual completo para os catecúmenos e para o catecumenato pós - batismal;
Oferece a estrutura, modelo, princípios para inspirar a catequese;
O catecumenato pré-batismal conforme o RICA está organizado em quatro tempos e três etapas, estas são as celebrações de passagem de um tempo para o outro, apresenta uma progressividade de uma etapa à outra, como se fosse subindo degraus de uma escada (escuta da Palavra=anúncio; celebração da fé = liturgia e aquisição de novas atitudes = Bem-aventuranças, dez mandamentos e nas orações).
• Primeiro tempo: o pré-catecumenato apresenta três palavras de ordem: ACOLHIDA, QUERIGMA E CONVERSÃO;

• O candidato é acolhido na igreja; recebe o querigma (o anúncio) a proclamação da pessoa de Jesus Cristo, do Reino, da Igreja e da salvação como um acontecimento salvífico atual;

• Catequese querigmática deverá ser aprofundada no grupo de catequistas, a partir da leitura orante, como a Palavra age dentro de nós, na oração pessoal, na vida em comunidade e no exercício da caridade;
Dando continuidade ao tema abordado, foi feita uma leitura do Quadro Geral de Iniciação Cristã conforme o RICA, pág. 49 - Documento 97 da CNBB, e foram feitas algumas observações acerca do primeiro tempo, o chamado pré-catecumenato:

QUADRO GERAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ: tempos, etapas, conteúdos...
clic na imagem para ampliar



A experiência do catecumenato alimenta-se no encontro, no cultivo da amizade com Cristo, pela oração, no pareço pela celebração litúrgica, na experiência comunitária e no compromisso apostólico, mediante um serviço aos demais;

• DAP n. 291 – Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá possibilidade a uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento a Cristo.

• No primeiro domingo da quaresma é feita a celebração da inscrição do nome, daqueles considerados maduros na fé, são inscritos e serão apresentados os que vão ser eleitos, cf. pág. 24 do livro Catequese com estilo Catecumenal. O objetivo da celebração é envolver a comunidade, para viver o mistério de Deus na própria vida.

Após esse estudo passou-se a refletir o tempo de purificação e iluminação, ou seja; o terceiro tempo do processo de iniciação cristã, que acontece nos quarenta dias da quaresma, é o tempo preparatório para receber os sacramentos, é marcado pela pelo cultivo da vida interior, pela purificação dos corações, pelo aprofundamento da conversão, pelo exame de consciência e pela penitência. São próprios deste tempo, os escrutínios que se realizam no 3°, 4° e 5° domingos da quaresma.

• Sobre o quarto tempo do processo de iniciação cristaã, refletimos sobre a Mistagogia , que significa “ser introduzido no mistério”, no plano salvífico e Deus de salvar o mundo em Cristo (cf. Ef 1-3-13). É o último tempo da iniciação, nele se obtém o conhecimento mais completo dos mistérios, de aprofundar a experiência proporcionada pelos sacramentos. O tempo Pascal é o tempo da mistagogia. Durante este tempo os Neófitos, ou seja; os recém iniciados na fé ou recém batizados, ajudados pela comunidade de fiéis, por meio da experiência do Evangelho, da catequese, dos sacramentos e do exercício da caridade, aprofundam os mistérios celebrados e a sua participação na comunidade.

Encerrando: com orações e a benção dada pelo Pe. José Luis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário