FORMAÇÃO CATEQUÉTICA /2010
26 á 30 de Julho de2010
A formação do catequista possui as seguintes dimensões: SER, SABER e SABER FAZER.
“A mais profunda se refere ao próprio ser do catequista, à sua dimensão humana e cristã. A formação de fato deve ajudá-lo a amadurecer, antes de mais nada, como pessoa, como fiel e como apóstolo. Depois há o que o catequista deve saber para cumprir bem a sua tarefa. (...) Enfim há a dimensão do saber fazer, já que a catequese é um ato de comunicação. A formação tende a fazer do catequista um “educador do homem e da vida do homem” (DGC 238).
O catequista precisa estar em contínua formação humana e cristã.
A formação deve levar em conta o duplo movimento de fidelidade: a Deus e ao homem.
=> DOUTRINAL
=>BÍBLICA LITÚRGICA Fidelidade a Deus
=> ESPIRITUAL
-=>FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
=>ANTROPOLÓGICA SOCIOLÓGICA Fidelidade ao homem
=>METODOLÓGICA
A missão que o Catequista é chamado a realizar exige:
a) intensa vida sacramental e espiritual;
b) familiaridade com a oração;
c) profunda admiração pela mensagem cristã;
d) uma atitude de caridade, humildade e prudência que permita ao Espírito Santo realizar sua obra fecunda nos catequizandos.
Ninguém nasce catequista. Aqueles que são chamados a esta missão tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão e da preparação adequada. Para colaborar na formação de discípulos de Cristo, o catequista deve ser, em primeiro lugar, um discípulo amoroso, humilde, alegre e fiel.
A fé foi colocada por Deus no coração do homem. A tarefa do catequista é a de cultivar este Dom, alimentá-lo e ajudá-lo a crescer primeiro em seu coração para que deixe transbordar esta experiência de vida cristã para os irmãos
Nenhum comentário:
Postar um comentário