Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Definição de Planejamento


Planejamento é...
S
egundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim. Realmente, ninguém planeja alguma coisa para o nada, ou a partir do nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos. Podemos, inicialmente, dizer que planejamento apresenta alguns tipos de procedimentos, entre os quais:


1- O estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;

2- A definição dos caminhos que levará aos objetivos pretendidos;

3- A definição dos procedimentos pedagógicos cabíveis para que possa, através das ações, viabilizar a consecução dos objetivos traçados e pretendidos;

4- O estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.

A partir dessas conclusões e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipação de ações a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.Na escola, enquanto educadores, planejamos para ver concretizadas nossas idéias educacionais, vinculadas à formação e informação de alunos capazes de se inserir, com sucesso, no mercado de trabalho (ou seja de construir seu futuro) e de criar um mundo melhor e mais justo.
Atingir ou não os objetivos propostos já é outra questão. Depende de uma série de fatores dentre os quais a qualidade das ações.
Muitas vezes não percebemos ou não despertamos para essas ações. Nossos erros e acertos ficam condicionados à nossa própria razão de existir. Então faz-se necessária organização de pensamentos e idéias.Os problemas do dia-a-dia. Assim, no cotidiano das escolas: não há ação ou ações sem um fim previsto e, dependendo da qualidade das mesmas, os resultados serão diferentes.Para que o trabalho da ação educativa tenha sucesso é preciso que as ações sejam eficazes para a obtenção de melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário