O que é TDAH?
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Suas principais características são desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Diagnóstico do TDAH
O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é realizado pelo médico, em especial o psiquiatra, por meio de:
• História clínica,
• Testes e avaliações, como o questionários ASRS-18 e SNAP-IV.
• Exames complementares, tais como exames de sangue, avaliação da visão e audição, exames neurológicos e de imagens para descartar diagnósticos diferenciais.
Tratamento do TDAH
O tratamento do TDAH deve ser combinado e integrado, por meio de medicamentos, orientação aos pais e professores, e técnicas específicas que são ensinadas ao portador.
A medicação é parte muito importante do tratamento. Em 80% dos casos ajuda a pessoa a concentrar-se, a terminar suas tarefas sem interrupções, reduz a impulsividade e a agitação.
Os medicamentos mais comumente utilizados no Brasil são:
• Metilfenidato,
• Imipramina,
• Nortriptilina,
• Clonidina
.Bupropiona
A criança apresentando esse transtorno, de qualquer maneira ,altera completamente a rotina de todos a sua volta: pais, avós, professores, amigos e outros parentes sentem-se impotentes diante de um quadro assim. E não é só isso: ela será um adulto com dificuldades. Mas o que fazer quando broncas, castigos, privações, conversas e conselhos são inúteis? Em um primeiro momento, o pequeno Deve Ser avaliado por um especialista. Caso seja diagnosticado que se trata de TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) ou de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) - Os principais distúrbios psicológicos em crianças - É, hora de tratá-lo. Tratar, sim. Com medicamentos, se necessário, pois estamos falando de uma doença.É uma das principais causas de fracasso e conseqüente abandono escolar.
Como identificar os alunos que sofrem desse distúrbio:
• Agita mãos ou pés ou se remexe na cadeira
• Possui dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
• Fala demais
• Da respostas precipitadas antes de ouvir a pergunta inteira
• Tem dificuldade de aguardar sua vez
Como lidar com essa situação?
Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimentopedagógicose algumas regras forem consideradas.
• Trabalhr com pegquenos grupos sem isolar a criança hiperativa
• De tarefas curtas ou intercaladas para que ela possa concluir sem se dispersar.
• Elogie sempre os resultados
• Use jogos e desafios para motiva-la
• Valorize a rotina. Pois ela deixa as crianças mais seguras,porém mantenha elevado o nível de estímulos ,através de novidades no material pedagógico
• Oriente os pais a procurar um proficional conforme a necessidade do caso(neurologista,psicólogo,psicopedagogo...)
• Mostre limites de forma segura e e tranqüila sem entrar em atrito
• Permita que ela compense os erros:Sutilmente faça pedir desculpas quando ofender os colegas,convença –aq a arrumar a “bagunça” na classe
• De uma função oficial para a criança, como a de ajudante do professor,isso pode melhorar o relacionamento com os colegas .
• Todas as atividades guardadas e desenvolvidas para as crianças devem, ter começo meio e fim .
HIPERATIVO ou INDISCIPLINADO?
A criança não precisa, necessariamente, apresentar todas as características descritas, mas parte delas. Porém é importante que seja observado com muito cuidado porque existem crianças que apresentam algumas destas características, mas não são hiperativas, são crianças agitadas devido a alguma situação pela qual esteja passando ou mesmo como se chama “mal educadas”.
CARACTERÍSTICAS:
Uma criança ou um adulto hiperativo pode estar em qualquer lugar; batendo os pés, sentando e levantando a todo o momento, cantando sem parar, assobiando em horas impróprias, distraindo-se com facilidade, impacientes em filas, não se mantêm sentado durante as refeições, não se concentra em um canal de televisão mudando sempre, faz movimentos desnecessários com o corpo, possui gestos bruscos, tem sono agitado, perde-se no tempo.
Quando bebês, normalmente possuem sono intranqüilo, mexendo-se muito, ao começar a andar tropeçam e se esbarram mais do que o normal. Podem apresentar um retardo na fala e troca de letras por um período maior.
Na realidade não podemos dizer que esta criança não presta atenção a alguma coisa, mas sim a várias coisas ao mesmo tempo e por isso distrai-se facilmente.
O hiperativo apresenta certa incoordenação motora. Possui dificuldade para andar de bicicletas, patins, pular cordas, subir em árvores, abotoar roupas, amarrar sapatos, fazer recortes com tesoura, arremessar bola etc.
Em geral, é desorganizada, distraída, esquecida, bagunceira, não gosta de limites, possui dificuldades em completar tarefas, e nos relacionamentos com colegas. Estas características ficam mais evidentes e perceptivas no período escolar cujo nível de concentração deve aumentar para que ocorra a aprendizagem.
Na escola é a criança problema, respondendo aos professores com agressão, não respeitando limites, xingando e batendo nos colegas, não se concentrando e atrapalhando as aulas, o que prejudica seu rendimento escolar.
Geralmente é apontada como desorganizada pelos professores. Quando começa uma atividade quase sempre não a faz ou deixa pela metade, interessando-se por outra e depois por outra e assim nunca conclui o que começou, prejudicando sua aprendizagem. Por não conseguir terminar suas tarefas, não parar quieto na sala, mexer com todo mundo atrapalhando a aula, é bombardeada por palavras desagradáveis seja por partes dos professores ou colegas. Esta atitude tende a baixar sua auto-estima.
Em casa deixa os pais desorientados. Bagunça o quarto, sobe em armários, não senta à mesa para refeições, não obedece. Os pais devem estar atentos para quando perceber um comportamento excessivamente agitado e unindo às queixas escolares, procurar um especialista. É importante que as queixas não sejam somente em casa, mas que se apresentem em outros lugares também, assim descarta-se a hipótese de querer aborrecer os pais por algum motivo que lhe esteja incomodando como o nascimento de um irmão, os pais trabalharem fora muito tempo e não lhes dar atenção etc.
Clic no link abaixo :há um guia extraído do site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção , extraído do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana. É utilizado por profissionais especializados em TDAH para o diagnóstico clínico.
Lembre-se: você poderá até utilizá-lo com alguém que conhece para uma suspeita de um quadro de hiperatividade, porém não substitui de forma alguma o diagnóstico de um profissional.
http://www.dda.med.br/
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