Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Santa Maria Salomé - 22 de Outubro - -

SANTA MARIA SALOMÉ -22/10 -



Nasceu no primeiro século e é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Tadeu e esposa de Cleophas (ou Alpheus), Maria Salomé e Maria Madalena). Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25). Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o Maior (conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição. Na arte litúrgica da igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou comos filhos João e Tiago em seus braços. É padroeira da Veroli, na Itália.
Alguns consideram que Santa Maria Salomé tenha sido tia de Jesus.   Ela também é identificada com a parteira de Nossa Senhora descrita no Protoevangelho de Tiago; embora São Jerônimo em sua obra Da Virgindade Perpétua de Maria, critique bastante esta ideia de Maria ter achado uma parteira em cima da hora.
 Ela foi mãe de dois dos doze apóstolos: Do Apóstolo Tiago, o Maior e João, o Evangelista ( Mt 20,20); e foi também a mulher de Zebedeu ( Mt 27,55-56).
 Maria Salomé esteve presente aos pés da Cruz, junto com a tia de Jesus, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (Mc 16,1-6). 
O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.
A lenda diz que, após a ressurreição de Cristo, ela foi para Veroli, Itália, e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .
Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços.
 Ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu.
Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.
 
Oração a Santa Maria Salomé
Santa Maria Salomé, que tivestes a graça de poder estar compartilhando o sofrimento de Jesus e de Nossa Senhora aos pés de Sua Santa Cruz e por tal sofrimento só poderíeis ver expurgada todas as faltas, se alguma houvessem em vós, dai-nos poder um dia contemplar nosso Salvador por toda a eternidade. Por Cristo Nosso Senhor.
Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário