Blog da Cidha Cunha

sábado, 11 de janeiro de 2014

IMEI...como proceder se seu aparelho movel for roubado


Encontrei essa dica de muita utilidade na internet e compartilho com todos.

  
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em bom português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel” – um número de identificação global e único para cada telefone celular -.

Todas as marcas têm códigos que podem ser digitados para realizar funções específicas de forma mais rápida.  O código IMEI  é um código que serve para identificar unicamente o seu aparelho celular. Dependendo da marca e da situação, o código IMEI pode ser chamado de “Número de série” ou “Número serial” ou mesmo “Serial number” do seu aparelho.

Como proceder:

1° Passo: Faça um Boletim de Ocorrência
Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.
Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.
2° Passo: Converse com a operadora
Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou e-mail e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.
Por dentro do código:



Há duas forma de identificação do IMEI: olhar na etiqueta colada no aparelho retirando-se a bateria, ou digitando no teclado com o aparelho ligado o código *#06# que o IMEI aparecerá imediatamente. Com a digitação deste código, não é necessário abrir ou desligar o celular para descobrí-lo. O número consiste de 4 grupos, que seguem o padrão: nnnnnn–nn-nnnnnn-n.

Essas identificações dos celulares conectados a uma rede GSM são armazenados em um banco de dados de Registro de Identidade de Equipamentos (EIR), contendo os números de todos os equipamentos móveis válidos no mundo. Ao ser reportada à operadora a perda do aparelho (passando o número do IMEI), automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual SIM Card esteja inserido. E, sem ele, simplesmente haveria uma grande confusão.

OBS: Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no País; se for usado no exterior, funciona normalmente.


Como eu visualizei o número do IMEI de meu telefone?
Para visualizar o número do IMEI, siga os passos abaixo:
1.     Na tela inicial, pressione a tecla Menu. Toque em Configurações.
2.     No final do menu, toque em Sobre o Telefone.
3.     Toque em Status.
4.     Mais embaixo, no Menu, estará o número do IMEI.

Usando o aplicativo de discar para ver o IMEI:
1.     Da tela inicial, toque no ícone verde de discagem no canto inferior esquerdo.
2.     Insira os seguintes símbolos e números: *#06#.
3.     O número que aparecerá é seu IMEI. 


Alguns aparelhos podem ter dois ou mais IMEI, de acordo com a quantidade de sim card. Ou seja, um aparelho Dual-Chip contem 2 códigos IMEI, Tri-Chip 3 códigos e assim sucessivamente.
 Quando é reportado um roubo de telefone e o IMEI do celular é informado à operadora, esse IMEI é marcado como inválido, e o celular não pode mais ser habilitado

 Se você sabe o IMEI do seu aparelho,basta  Anota-lo em um local seguro para que possa bloquear seu aparelho caso o mesmo seja roubado. Para nunca perder o seu número de IMEI. Se você for organizado, na nota fiscal também existe este número. Basta guardá-la para sempre!
fonte:   Charliton Carvalho
http://www.2cmultimidia.com/2013/09/imei-o-que-e-para-que-serve-e-como.html#ixzz2q73OR5Df



Um comentário: