Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CATAVENTO PARA GAROTADA

CATAVENTO...UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA.





Eles são movidos pelo ar e pelo vento, geralmente são feitos de papel ou plástico. Seu objetivo é estimular as crianças a explorar o espaço ao seu redor e interagir com objetos levando em conta a velocidade e a ação do ar e do vento.
O erro mais comum é oferecer esse brinquedo pronto, privando as crianças de criá-lo. Confeccioná-los também faz parte da brincadeira.
É muito fácil criar o catavento
 Veja:

1. Separe o material. Para fazer o catavento de brinquedo, você vai precisar de:
·         1 canudo grosso ou 1 espetinho de churrasquinho;
·         Cartolina ou papel color set;
·         Régua de 30 cm;
·         Lápis;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Alfinete ou tachinha.

2. Faça um desenho, colagem ou pinte com lápis de cor a cartolina ou color set (de acordo com sua preferência). O desenho/pintura, servirá de estampa para o catavento, por isso, capriche na criatividade, deixe-o bem alegre.

3. Depois de desenhar, Corte a cartolina/color sete em formato de quadrado, com os lados medindo 23 cm cada.

4. Dobre o quadrado ao meio duas vezes (de cima para baixo e da esquerda para direita), de forma que, ao abri-lo, fiquem visíveis as marcas diagonais.

5. Recorte o quadrado, passando a tesoura só até a metade das linhas. Muito cuidado nessa parte para não estragar seu catavento!

6. Cole cada ponta das partes recortadas no centro do quadrado, certifique-se de colá-las bem no ponto central.

7. Para dar mais estabilidade ao catavento, cole um pedacinho bem pequeninho em cima das pontas que foram coladas no cento. Em seguida, com ajuda de um alfinete ou tachinha, faça um furo exatamente no meio, onde está o pedacinho da cartolina. Assim, todas as partes do catavento estarão unidas.

8. Por fim, cole o palitinho de churrasco ou canudo na parte de trás de seu catavento ou prenda-o com o alfinete ou tachinha.


Pronto! seu catavento está perfeito para brincar!











Nenhum comentário:

Postar um comentário