Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Voltar as aulas É BEM DIVERTIDO!!!!

Lembrancinhas para a volta as aulas




Após receber os pequenos com muita animação vamos dar continuidade as atividades ,não esquecendo que sempre no retorno de aulas ..entram novas crianças e precisam de um adaptação para sentir-se segura com a nova rotina.

Registrar cada momento é de muita importância para a vida educacional desses pequenos, pois a maioria ainda está começando a desenvolver a fala e a coordenarão...portanto tudo é lindo..e um pouco engraçado..pois cada passo é um avanço e cada qual tem seu próprio momento ! Precisamos ser mediadores e auxiliar nessa fase,não saindo da rotina, porém acrescentando sempre algo para a alegria de todos.Com isso será uma turma gostosa de se trabalhar tendo resultados satisfatórios.
 Com carinho fica a dica! Prof: Cida Cunha

Vamos as atividades:
Aqui como já postei a algum tempo atrás o projeto para o berçário  ao pré l não esquecendo: (É variada as idades de escola p/ escola)
http://explanar.blogspot.com.br/2010/01/plano-de-aula-do-bercario-ao-1-ano-seis.html

Importante!!! Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo uma hora e no próximo instante com os balões, etc. 
Piscinas para bebês – Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O algodão serve também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados. Outra idéia: encha também com folhas secas, palha, etc. 
Mascote – Confeccionar um bichinho ou boneco de estimação para a turminha (mascote), trabalha-se a socialização e a afetividade. (nossa sala é a Abelhinha)

Sugestões de Atividades da Rotina:
· chegada e recepção das crianças;
· organização da sala e dos materiais;
· atividades didático-pedagógicas;
· brincadeiras ao ar livre;
· higiene e troca de roupa;
· almoço;
· higiene bucal;
· repouso;
· atividades alternativas para as crianças que vão acordando;
· lanche;
· atividades didático-pedagógicas;
· brincadeiras ao ar livre;
· higiene e troca de roupa;
· frutinhas
· higiene bucal;
· reorganização da sala;
· saída.


OBS: A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:
· O cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;
· O educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem maior interação e diferentes leituras do mundo;
. As propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;
· a diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.

LEMBRANCINHAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário