Blog da Cidha Cunha

domingo, 30 de junho de 2013

Projeto - Xadrez -

JUSTIFICATIVA

 O projeto xadrez na educação infantil visa apresentar o jogo de xadrez de maneira lúdica. Toda aprendizagem requer atenção, sem dúvida essa é uma das qualidades mais importantes encontradas entre os jogadores de xadrez, essa qualidade tende a tornar seus praticantes observadores qualificados, mais cuidadosos com seus detalhes, mais criteriosos e capazes em suas decisões.

OBJETIVO GERAL

 Proporcionar a todos os alunos o contato com o jogo de xadrez, estendendo a oportunidade de jogar em casa com amigos e familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Desenvolver a atenção e raciocínio lógico.

 Apresentar e familiarizar as crianças com as crianças com as peças que compõem o jogo de xadrez.

 Ensinar a movimentação de cada peça conforme as regras oficiais do xadrez.

 Propiciar a troca de conhecimentos integrando as famílias no desenvolvimento aplicação do projeto.

ESTRATÉGIAS

Envolver o jogo e suas peças em uma história, transformando as peças em personagens.

As aulas consistirão primeiramente apresentando as peças e o tabuleiro

Quais são as peças?

Seus movimentos?

Quantidade de peça de cada lado?

O que o aluno poderá aprender com esta aula?

·       Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual (regras do jogo, textos de reportagens e informativos);

·       Trabalhar a compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez, sobre as suas regras e sobre a prática dos jogos em geral;

·       Aprender as regras do jogo de xadrez;

·       Utilizar a escrita para sistematização de conhecimentos recém-adquiridos;

·       Aprimorar a capacidade de síntese e registro;

·       Utilizar a produção de texto e as estratégias de revisão para ampliar a produção textual e a compreensão de aspectos gramaticais.

Duração das atividades

Uma vez por semana durante o ano todo.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética, que consigam ler e compreendam frases e textos pequenos.

Estratégias e recursos da aula

Esta sequência didática pretende que as crianças aprendam a ler as regras de um jogo complexo. Além de realizar as atividades propostas, as crianças devem realmente jogar xadrez.

Atividade 1– conhecendo as regras do jogo:

Leia com as crianças as regras do jogo de xadrez e conduza por meio de perguntas a construção do sentido do texto. Sugerimos que as regras sejam lidas aos poucos, em aulas diferentes, comentadas uma a uma para que não fique cansativo e as crianças compreendam o funcionamento do jogo, seus objetivos e os procedimentos básicas dos jogadores.

 O JOGO



Regras básicas do xadrez:

· CAPTURAR: Para capturar peças do adversário move-se a peça para a casa da peça que se pretende tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro. No caso dos peões, move-se para frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.

· CHEQUE : Quando se ataca o rei o atacante deve dizer: “cheque” porque é a peça fundamental do xadrez.

· CHEQUE MATE : Cheque mate: quando se ataca o rei de forma a não possibilitar a fuga, o jogo terá chegado ao final e o vencedor deverá dizer “cheque mate”.

Resultados possíveis:

· Existe a possibilidade de ganhar um jogo?

1) Dar cheque mate ao adversário.

2) Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.

3) o adversário desistir.

.Posso empatar?

*Caso não existam movimentos possíveis para jogar e o rei não esteja em cheque.

*Se o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate.

*Acabar o tempo ao adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.

*Se ambos concordarem com o empate.

*Se houver três posições repetidas é declarado o empate.

*Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.

 Movimentos das peças



Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:

REI: Move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.

* Um rei não pode dar xeque-mate em outro rei!


RAINHA ou DAMA: É a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a rainha adversária.

BISPO: Move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em se encontra, uma vez que se movendo em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.

CAVALO: Movimenta-se em "L" no tabuleiro (duas casas na mesma direção e uma para um lado ou para o outro). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa G1 para a casa F3 nos primeiro lances.

TORRE : Movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.

PEÃO: Movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das peças, o peão não mover-se para trás.

*Depois de ler as regras, vocês precisam praticar o jogo, é importante que as crianças, sempre que forem jogar, tenham estas regras em mãos para procurarem, quando necessário, alguma informação ou regra.

É importante que você reforce que é necessário recorrer à regra quando houver alguma dúvida e que ao invés de dar a resposta, você pode auxiliar as crianças a ler e a encontrar no texto a informação de que necessitam.

 Regras especiais do xadrez:

ROQUE: É um movimento de defesa do rei no qual o rei deve mover duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS:O rei não pode estar em cheque, nem passar por uma casa em cheque. O rei não pode ter sido movido. A torre que faz o roque não pode ter sido movida. Não pode haver peças entre o rei e a torre.

TOMAR NA PASSAGEM: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.

PROMOVER : Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha, exceto o rei. Normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.

AVALIAÇÃO

Os aspectos orientados nessa proposta de avaliação serão verificados durante o desenvolvimento dessa sequência didática. O professor poderá registrar esse desenvolvimento e discutir com os alunos alguns aspectos para que sejam aperfeiçoados e para que os resultados esperados sejam alcançados, lembrando sempre que tem como objetivo que as crianças aprendam a jogar xadrez e, paralelamente, aprendam a reconhecer e respeitar as regras de um jogo.

Os aspectos avaliativos:

Leitura:

·       A criança consegue ler o texto com autonomia e compreendê-lo?

·       A palavra desconhecida à criança pergunta ou procura no dicionário?

·       Quando foi feita a leitura em voz alta a criança conseguiu fazer com ritmo e entonação?

·       As que ainda não são capazes de fazê-lo se esforçaram?

·       A criança recorre às regras escritas do jogo durante a partida?

Produção da escrita:

·       A criança recorre ao texto das regras ou a você para responder as perguntas que ela não sabe?

·       As perguntas que a criança respondeu sozinha estavam corretas?

·       Quando errou, a criança fez a correção necessária apontada por você?

·       No texto produzido pelas crianças você pode observar aspectos gramaticais, de produção textual, de sequência lógica, etc.

·       Corrija com as crianças e retome com elas aquilo que for necessário para que elas avancem.

Habilidade de jogo:

·       O xadrez é um jogo de prática, paciência e obediência às regras. É muito difícil que em poucas aulas a criança realmente aprenda a jogar xadrez, mas dentro do que ela aprendeu é capaz de seguir as regras do jogo?

·       Quando o adversário faz um movimento inválido e a criança percebe, é capaz de argumentar com o colega?

 


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