quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Projeto FOLCLORE
Justificativa:
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
É portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.
Objetivos:
*Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
*Conhecer e divulgar a importância do Folclore;
*Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;
*Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança- de forma contextualizada;
*Conhecer para valorizar a cultura popular.
Conteúdos:
*Linguagem Popular:
Termos e expressões características usadas na comunidade, como: gírias, ditados, provérbios, gestos e mímicas;
*Nomes populares:
Nomes ou apelidos que o povo batizam cidades, ruas, povoados, caminhos, bairros...
*Apelidos:
Apelidos de pessoas e sua explicação popular.
*Nomes de plantas e animais:
Nomes de diferentes animais e plantas caseiras e medicinais;
*Comidas e bebidas:
Receitas de comidas e bebidas mais tradicionais;
*Medicina popular:
Pomadas, chás, garrafadas e outros remédios;
*Festas de passagens ou cíclicas:
Comemorações populares, batizados, noivados, casamentos e mortes. Natal, Páscoa, Ano-Novo, Festas Juninas, Semana Santa.
*Casos contados:
(Causos) Casos de pescadores, caçadores, assombrações.
*Supertições:
O que as pessoas acreditam que faz bem ou mal, com as devidas explicações;
*Danças:
Tradicionais da comunidade.
Semana do Folclore
*Dramatização das lendas por grupos de alunos;
*Confecção de máscaras de personagens da lenda;
*Oficina de dobraduras e sucatas;
*Concurso de desfile e trajes tradicionais;
*Concurso de advinhas;
*Gincana de provérbios;
*Músicas;
*Remédios caseiros;
*Festival de comidas típicas;
*Ouvir discos e fitas de músicas folclóricas;
*Brincadeiras de roda, rítmo;
*Entrevista com os familiares sobre as brincadeiras do seu tempo.
*Pesquisa sobre festas regionais: Folia de Reis, Festa do Divino.....
Vale lembrar que o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, conseqüentemente ampliando o vocabulário de seus alunos;
Considerando que as músicas, parlendas, jogos e brinquedos são elementos fundamentais do folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura.
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