Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resumo das atividades de abril!!!!


DIA DO ÍNDIO - 19 de abril

No dia do índio...ou melhor "O indígena”,que trabalhei em sala de aula,foi bem diferente daquele indígena de 1500 anos atrás , o qual muitos “brancos” ainda estão vivendo “naquela época” menos os índios, e se vivem são bem poucos! Elaborei uma atividade simples e significativa, com a realidade em que vivemos.Os alunos já percebem que os índio não permanecem daquele modo que vem escrito nos livros.portanto é preciso mostrar que o índio é contemporâneo e que tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'. Não usei o dia com atividade de vestir e confeccionar colares ou pintar os alunos e sim fizemos recortes e comparações aos índios modernos que vive no meio de nós. Depois de uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos e até mesmo ouvindo tipos de músicas relacionadas aos indígenas,foi feito essa comparação mostrando aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.De acordo com A Lei 11.645/08 que inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro,elaborei essa aula para vislumbrar a cultura indígena e a importância em nossa sociedade tanto na língua,alimentação,medicina e arte!. Foi feito uma atividade simples, no qual os alunos fizeram uma dobradura do índio e depois desenharam o corpo; ao lado desse corpo colaram figuras representando o índio moderno... nas atitudes se apropriando dos mesmos objetos que usamos .foi uma aula gostosa(pelo pouco tempo),porém o mais importante foi deixar bem claro o cuidado que os nossos primeiros habitantes tem em relação a mãe terra...a mãe natureza,na qual estamos inseridos no mesmo ambiente e usufruindo dele e mesmo assim não demos o valor merecido como eles, aprendendo a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário