Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ANOREXIA....se calam em nome da ética, quando na realidade estão se omitindo.


A anorexia é uma doença quando o indivíduo tem uma falta de apetite proposital ou mesmo com fome, negam se saciar com medo de engordar, e por isso acaba acontecendo um emagrecimento auto-induzidopor um medo fora do comum de ganhar peso.

o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios
pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu

comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. Abrange preferentemente as mulheres e jovens entre 14 e 18 anos.

A anorexia nervosa tem fatores psicológicos, biológicos e sociais. De todos os casos, 90% acontecem com mulheres e em maior frequência nas classes sociais mais elevadas. Em 45% dos casos, a Anorexia acontece após uma dieta de emagrecimento. O medo de engordar é relativo, pois na maioria dos casos, não importa quão magra a pessoa esteja, ela cria um distúrbio na percepção do corpo, ou seja, ela continua se vendo gorda, não assimilando a realidade de sua situação.

A Anorexia não só emagrece, mas traz diversos outros transtornos como:

Caquexia: Perda de gordura, massa muscular, metabolismo tireoídeo reduzido, dificuldades para manter a temperatura corporal básica.
Cardíaca: Perda do músculo cardíaco, coração pequeno, arritmia cardíaca, parada cardíaca.
Digestivos gastrintestinais: Inchação, constipação (queixas de intestino preso), dor abdominal .
Reprodutivas: Baixos níveis de hormônios luteinizante (LH) e hormônio folículo- estimulante (FSH).
Hematológicas: leucopenia (diminuição do número de leu
cócitos: diminuição da defesa do organismo a infecções).

Neuropsiquiátricas: Sentido de paladar anormal

Esqueléticas: Osteoporose (Conseqüência do baixo consumo e absorção de cálcio).
Endócrinas: Hipotireoidismo

Os sintomas mais freqüentes são:

Medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal.

Pouca ingestão de alimentos ou dietas severas
imagem corporal distorcida

Sensação de estar gorda quando se está magra
grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo)

Sentimento de culpa ou depreciação por ter comido

Hiperatividade e exercício físico excessivo

Perda da menstruação

Excessiva sensibilidade ao frio

Mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)

Um comentário:

  1. Realmente, as famílias devem conscientizar seus jovens sobre os perigos que a mídia implanta por meio de anúncios, revistas, sites. As pessoas não têm mais o direito de ser quem são, de se aceitarem como Deus as fez.
    Gostei muito desse artigo do seu blog, parabéns!
    Paula.

    ResponderExcluir