PROJETO "TENHO UM NOME"
JUSTIDFICATIVA
Trabalhar a identidade da criança é muito importante tanto para as crianças quanto para o professor. É uma ótima forma de iniciar as atividades pedagógicas no início de um ano letivo. As crianças têm oportunidade de entenderem melhor sua história de vida e que fazem parte de uma família e de uma comunidade. E o professor tem a oportunidade de obter importantes e significativas informações a respeito de seus alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a letra inicial do próprio nome.
OBJETIVOS
Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas com o seu nome;
- Resgatar e conhecer a história do seu nome;
- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (Certidão de Nascimento, Registro Geral - RG, Título de Eleitor, entre outros);
- Compreender a importância da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade;
- Formular hipóteses sobre o tema da aula;
- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Trabalhando com crachás:
Confeccionar um crachá para cada criança.
O nome da criança deve estar com letra de imprensa e maiúscula.
Entregue os crachás e deixe que observem as letras do nome delas.
Peça-lhes que se organizem em duplas e, depois comparem os nomes nos crachás.
- O que há de igual nos dois nomes?
- O que há de diferente?
- Qual nome tem maior e menos quantidade de letras?
Trabalhando com rótulos:
Leve para a sala embalagens vazias de produtos para que as crianças descubram em seus rótulos as iniciais dos nomes delas.
Cole os nomes das crianças nas cadeiras, nas mesinhas e em outros objetos da sala , oferecendo-lhes várias oportunidades para que elas o identifiquem.
Realize atividades com quadro de pregas. (como fazer um quadro de pregas)
- Coloque as fichas com os nome sobre uma mesa
- Quando as crianças chegarem à sala, devem identificar a ficha com o próprio nome e colocá-la no quadro de pregas.
Brincadeira: Coelhinho sai da toca.
Como trabalhar
- Coloque o crachá em todas as crianças
- Faça círculos no chão e escreva a letra inicial dos nomes das crianças dentro de cada círculo. - Peça às crianças que posicionem dentro do círculo em que está escrito a letra inicial de seu nome.
- Quando você disser "Coelhinho sai da toca", cada criança deve trocar de círculo. Nesse instante, entre em um dos círculos para que sobre uma criança.
- A criança que sobrou deve dizer:
_Coelhinho vá para sua toca.
- As crianças então devem, então, se posicionar novamente no círculo com a inicial de nome delas, inclusive a que estava sem círculo.
- Continue a brincadeira enquanto as crianças mantiverem o interesse.
Brincadeira: Se eu fosse um peixinho...
Como trabalhar
- Coloque as crianças sentadas em círculo e distribua os crachás, de preferência com formato de peixe, no chão, no centro do círculo.
- Nesse momento, escolha um crachá, mostre-o ao grupo e cante com o nome da criança que está no crachá:
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A(O)____________ (nome da criança)
DO FUNDO DO MAR.
- A criança a quem pertence o crachá deve levantar-se e recebê-lo.
- A criança que recebeu o crachá sorteia o próximo crachá, mostra-o para à turma, e todos cantam novamente o nome da criança sorteada.
- A brincadeira continua até que haja mas crachás no centro do círculo.
- Dê oportunidade a todas as crianças de participar da brincadeira.
TAMBÉM PODE SER FEITO CANTANDO
- Cantar a música
VOCÊ TEM UM LINDO NOME,
LINDO NOME VOCÊ TEM,
O SEU NOME É ______ (nome da criança)
TODOS NÓS SABEMOS BEM.
Música: Ciranda, cirandinha.
As crianças cujo nome a professora falar durante a música deve dirigir-se ao quadro de pregas e pegar a ficha com o nome dela.
A brincadeira continua até que todas as crianças tenham participado.
A música é um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas. Além de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem lúdica que motiva as crianças, despertando o interesse pelo tema trabalhado.
Ela pode ser usada como sensibilização para trabalhar o uso de sobrenomes e sua importância para identificar pessoas únicas.
É interessante que você monte um mural ou apresente em Power Point uma sequência de fotos das pessoas que são citadas na música. As crianças gostam de reconhecer ou conhecer as pessoas que aparecem na música. As fotos podem ser colhidas na internet ou recortadas de jornais ou revistas usadas
ATIVIDADE 2
A origem do meu nome :
Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre a história de seu nome. O diálogo e a roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliar as informações dos alunos acerca da importância de ter um nome. Deve ser esclarecido que cada pessoa tem, além de seu nome, um sobrenome e que esse, carrega o nome de uma família. E ainda, que antigamente, os nomes eram escolhidos pelos seus significados, mas que hoje em dia essa prática não é muito utilizada como requisito para escolha de nomes, pois, na maioria das vezes, os pais não têm conhecimento do significado dos nomes dos filhos.
Na roda de conversa você poderá fazer perguntas a respeito do nome do aluno, como, por exemplo:
1) O que você acha do seu nome?
2) Quem escolheu o seu nome? Por quê?
3) Você sabe qual é o significado do seu nome?
4) Qual é o sobrenome da família de seu pai? E da sua mãe?
Certamente, muitos alunos não saberão responder algumas perguntas, por isso, nesse dia, sugerimos como atividade de casa uma consulta aos pais sobre o nome dos filhos. Solicite que enviem uma cópia da Certidão de Nascimento do filho. É interessante que você estipule um prazo para que os pais tenham tempo para providenciar, talvez dois ou três dias.
AVALIAÇÃO
Durante o processo, todos os avanços devem ser considerados. Observe se eles formulam hipóteses sobre: a sua importância dentro de sua família; seus direitos com relação a sua identidade; a necessidade da utilização dos documentos pessoais, em especial da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade e se desenvolveram as habilidades de fala, leitura e escrita e atitudes de interação com os colegas.
É importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxiliá-los na sua aprendizagem.
ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO
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