Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Atividade de interpretação "Ano Novo"

Ano novo... Olhe à sua volta. Sorria para seus amigos e para aqueles que você pode conquistar. Dê uma boa risada! Leia mais. Viaje na imaginação. Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Mude de penteado. Esteja disponível para escutar. Retribua um favor. Admire o colorido e a beleza da natureza. Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Demonstre que está feliz. Toque a ponta dos pés. Só por hoje, evite dizer:

"Não posso!”. Cante e assobie. Viva intensamente cada minuto. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Escute um amigo. Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Sinta a brisa bater no rosto. Tenha bons pensamentos. Não se isole. Seja otimista. Ajude a natureza. Seja tolerante. Espreguice-se. Desperte! Ande descalço. Diga “Bem-vindo!” a quem chegou. Permita que alguém o ajude. Agradeça!! Saiba que não está sozinho. Viva com “paixão”. Sem ela, nada de grande se consegue!

(*** Autor desconhecido *** )

Atividade sobre o texto.

Ler o texto e responder:

1- Que tipo de linguagem o texto acima se refere? (informal, formal, ...)

2- Na sua opinião, do que se trata o texto “Ano Novo”?

3- Explicar com suas palavras, o que você entendeu da frase “Dê uma palmadinha nas suas próprias costas”.

4- Qual a frase do texto que lhe chamou mais a atenção? Justificar sua resposta.

5- Pra você, por que o autor colocou este título no texto?

6- Junte-se a um colega e listem os conselhos que vocês dariam às pessoas para viverem melhor o seu dia – a - dia. Depois, escolha uma figura interessante e faça o contorno dela a lápis, sem forçar muito. Copiem os conselhos dentro do limite da figura escolhida e apague o contorno feito a lápis.

3 comentários: