Blog da Cidha Cunha

domingo, 19 de agosto de 2018

Mil passos pela vida.




 Quando fiz o Caminho da Luz,em Minas Gerais,tive o prazer de conhecer o idealizador da campanha, Eugênio Paccelli, que iluminou nosso caminhar com sua alegria, seu coração aberto e solidário, sua gratidão pela vida do outro que nos faz refletir sobre nossas próprias escolhas. Paccelli nos deixou alguns  panfletos para contribuir na divulgação,com orientações importantes de como ser  um doador de medula óssea.




.


O objetivo da campanha é   incentivar o cadastramento de doadores de medula óssea.

Paccelli aderiu  a campanha juntamente com  a enfermeira Maria Angélica Machado, que atua no HEC,no Espírito Santo e o assunto também foi abordado num encontro na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.



De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios. O Brasil possui o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) para aumentar a probabilidade de localização de doadores compatíveis.

CADASTRO PARA A DOAÇÃO DE MEDULA

A medula
Existem dois tipos de medula: a espinhal e a óssea. A medula espinhal tem por função transmitir impulsos nervosos. Por sua vez, a medula óssea, que é encontrada no interior dos ossos, é a responsável pela produção de sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É a medula óssea que é doada e usada nos transplantes de medula.
O transplante de medula óssea
É a substituição de uma medula doente por uma sadia com a finalidade de recuperar sua função. Os portadores de leucemias são os doentes que mais se beneficiam dos transplantes de medula. Hoje em dia, este procedimento é a única esperança de cura para milhares de pessoas com a doença. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 em 100 mil. Por isso, é muito importante um número elevado de voluntários cadastrados para aumentar a possibilidade de se encontrar um doador compatível.
Para ser um doador de medula óssea
• Você deve ter entre 18 e 55 anos completos e estar saudável;
• Uma pequena quantidade de sangue (5 ml) será colhida de uma de suas veias;
• Esse sangue será tipado no sistema HLA;
• A classificação da sua medula será registrada no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea – REDOME;
• No caso de um transplante, será verificada a compatibilidade entre a sua medula e a do paciente necessitado;
• Se for compatível, outros exames serão necessários. Por isso, é importante que os seus dados como endereço, telefones e outras informações estejam sempre atualizados.
• Consulte as doenças impeditivas no site: www.redome.inca.gov.br
• Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação do mesmo.

Como é feita a doação da medula
Existem duas formas de doar. A escolha do procedimento mais adequado é do médico.

1. O doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas. Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação.
2. O doador toma um medicamento que faz com que as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sanguínea. Estas células são retiradas pelas veias do braço do doador, com uso da máquina de aférese.

Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

"Os minutos de uma doação podem representar o fim de uma longa espera."

REDOME ( Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea)

Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea
Rua dos Inválidos, 212, 8º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
(21) 2505 5656 – redome@inca.gov.br
http://redome.inca.gov.br/

Qualquer pessoa com boa saúde e idade entre 18 e 55 anos pode entrar para o cadastro de doadores. Para isso, o candidato a doador precisa procurar um hemocentro para fazer a coleta de uma amostra de sangue. Após esse procedimento, a pessoa é incluída no Redome e sua compatibilidade pode ser verificada. O transplante é um procedimento realizado em ambiente cirúrgico, sob anestesia geral, e requer a autorização do paciente.

Cadastro em SC:


O cadastramento de candidatos à doação de medula óssea é realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) que está diretamente vinculado ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). A pessoa interessada em se cadastrar deverá se dirigir a uma das unidades do HEMOSC, onde receberá orientações sobre o cadastramento e a doação de medula óssea.

Importante informar que o REDOME atua articulado aos cadastros do mundo, sendo de consulta internacional. Assim, a busca por doadores para pacientes brasileiros é realizada simultaneamente no Brasil e no exterior.

Sempre que potenciais doadores são identificados, a equipe do REDOME entra em contato com o hemocentro responsável de cada estado, sendo em SC, o HEMOSC. Os doadores, na sua maioria, são contatados para a coleta de novas amostras, a fim de serem realizados testes confirmatórios. Para aumentar a probabilidade de êxito na localização, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados. O voluntário pode ser chamado para efetuar a doação com até 60 anos de idade.

Sempre que um doador for chamado para novos testes, procurar dar o retorno com rapidez, isto facilita todo o processo, lembrando que no outro lado há um paciente aguardando por uma medula compatível para poder continuar a viver.

Saiba como ser um doador voluntário de medula óssea,
 acesse o link:  http://www.hemosc.org.br/cadastro-para-doacao-de-medula.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário