Blog da Cidha Cunha

domingo, 17 de janeiro de 2016

Projeto Tarsila na Educação infantil - 1º ano -

 PROJETO TARSILA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ÁREA DO CONHECIMENTO : Artes

TURMA : 1º  Ano/ Ensino Fundamental

DURAÇÃO :  2 aulas semanais




JUSTIFICATIVA

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais,  a “ Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de aprendizagem. A área da Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (...) A educação voltada às manifestações artísticas e culturais, caracteriza um modo próprio de dar sentido à experiência humana – o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no ato de expressar-se quanto na ação de apreciar, reconhecer e valorizar as formas produzidas por ele e pelos colegas, por diferentes culturas e pela própria natureza”.

OBJETIVOS

Ampliação do universo cultural; apreciação e contato com obras da pintora Tarsila do Amaral; valorização da cultura brasileira; realização de atividades de alfabetização, leitura e interpretação de textos e imagens relacionados à obra da artista;

HABILIDADES

 1. Expressão oral

 * Conhecer a biografia da artista plástica.

 * Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.

 * Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala.

 2. Expressão escrita / manual:

 * Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto.

 * Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades.

3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens

 * Compreender que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo da 1ª série.

 CONTEÚDOS CONCEITUAIS

  Nós no Mundo de Tarsila

 A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.

 Cronologia

 • 1886 - Nascimento, em Capivari SP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral

 • 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto

 • 1926 - Exposição em Paris

 • 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade

 • 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil.

 • 1934 - Participação no 1º Salão Paulista de Belas Artes

 • 1951 - Participação da I Bienal de São Paulo

 • 1973, 17 de janeiro - Falecimento em São Paulo, SP

 

ATIVIDADES

1ª - AULA

* Conhecendo  a artista



Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.

 - Quem conhece a Tarsila?

 - O que ela fez?

 O QUE SABEMOS

 - É uma mulher

 - É uma pintora -

 O QUE QUEREMOS SABER

 - O que ela pintou?

 - Ela é viva?

 - Ela é uma pessoa jovem  ou idosa?

 - Onde viveu?

 - Que música ela ouvia?

 - Ela pintava pessoas?

 - Ela pintava plantas?

 - Ela gostava de pintar flores?

 - Ela é bonita?

 ATIVIDADE   1 - Auto- retrato-

 Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto-retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite.

.



– Você é o artista!

 Material - Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada aluno.

 Desenvolvimento

 1- Distribuídos os materiais da dinâmica, explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:

 - Quem sou eu? (Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta)

 2- Os alunos desenham sua resposta

 3- Forme um circulo e promova a apresentação dos desenhos (respostas). O grupo de alunos procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta

ATIVIDADE 2 - A Feira -



• Colocar em exposição em sala à tela A Feira , as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, é de grande importância fazer o registro das respostas.

• Identificar as frutas regionais que aparecem na tela.

• Observar no quadro e relatar a partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região.

• Reproduzir no caderno de desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos, entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto que compõe a tela.

• Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica.

Dica: Seria proveitoso , levar frutas desconhecidas para apresentar ás crianças;frutas de outras regiões.


ATIVIDADE 3 - O Mamoeiro -


• Promover uma conversação sobre a tela. O que será que a artista plástica queria dizer ao pintar essa tela? As resposta poderá ser registradas no quadro/ lousa.

•  Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo).

• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.

• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.

• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra " O mamoeiro". Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.

 

ATIVIDADE 4 - Cuca -

Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte

 . Colorir o desenho

- reproduzir com massinha de modelar.a obra - Cuca - 

ATIVIDADE 5 - Abaporu -



- Colorir  o desenho fazendo uma releitura da obra.

- Confeccionar um painel contendo somente o sol e o cacto,fazendo um poster com variadas posições,num ambiente bem criativo e divertido para as crianças.

ATIVIDADE 6 -  Releitura

Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.

Deixar em exposição as seguintes algumas obras. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (anotados pelo/a professor/a). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.

AVALIAÇÃO

Impressões sobre o projeto

 - Roda de socialização: Os alunos irão fazer uma análise sobre o trabalho realizado: o que mais gostaram, o que não gostaram, se gostaram ou não da pintura de Tarsila, o que foi mais fácil/difícil, etc.

- Escrita espontânea dos alunos contendo sua opinião sobre o projeto

- Produto final: exposição das releituras feitas pelos alunos


ATIVIDADES DIVERSAS


















Nenhum comentário:

Postar um comentário