O PROJETO
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
OBJETIVOS:
Valorizar a água como um recurso precioso
Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
METODOLOGIA:
Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Água é vida " e "Os ciclos da água".
DESENVOLVIMENTO:
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Conversa informal
Leitura de histórias com o tema
Construção de cartazes
Poemas;
Painéis;
Pesquisas;
Desenho;
Músicas;
Pintura;
Brincadeiras infantis;
Ditado;
Recorte e colagem;
Vídeos;
AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
ATIVIDADES DIVERSAS:
Cada gotinha terá uma pergunta sobre o tema no qual será respondida com auxílio do professor, a medida que forem colocando as gotinhas na nuvem.
O cartaz com a nuvem grande serve de suporte para arquivar as gotinhas que contém as perguntas para debate. E com certeza dará um charme no ambiente.
Faça o download tanto do cartaz nuvem, quanto das gotinhas com as perguntas.
Essa metade da nuvem, é para colar na nuvem completa formando um bolso, onde será guardada as gotinhas.
CARTAZ (MURAL)
LEMBRANCINHAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário