Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 4 de maio de 2010

Corpo da moradora de rua..é recolhido, depois de 5 horas no terminal rodoviario , em Florianópolis

O corpo da moradora de rua ,Lurdes de Oliveira,36 anos natural de Rodeio Bonito(RS),ficou quase cinco horas sem ser removido de uma área movimentada do Centro da Capital nesta terça-feira. Ele estava caído próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis. A Polícia Militar (PM) foi acionada por pessoas que desembarcavam no local no início da manhã.

Segundo informações do Centro de Operações da PM, a vítima era conhecida por pessoas que passavam diariamente pelo Terminal Cidade de Florianópolis como a "tiazinha dos cães", por estar sempre com alguns cachorros ao redor.
O corpo continuava lá,estendido no chão...pessoas indignadas com a cena, pois ninguém sabia se a responsabilidade de fazer o recolhimento era do Instituto Médico-Legal (IML) ou do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é um órgão da prefeitura.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2893160.xml

Que desumano!
Mas..não foi a primeira e nem será a ultima...só porque era moradora de rua!pobre Coitada!
Quantas vezes já nos deparamos com um mendigo ou com um morador de rua pelas ruas da cidade!e muitas vezes essas pessoas passam despercebidos pelos nossos olhos ,por estarmos acostumado em ver pessoas naquela situação, nosso cérebro acaba ignorando essas imagens.Porém ,muitas vezes acabamos nos sensibilizando, sentimos pena e mesmo assim continuamos o nosso caminho e alguns minutos depois já esquecemos aquela cena que nos comoveu. Não sei a que ponto os moradores de rua incomodam as pessoas, em Florianópolis assim como nas diversas capitais, existem vários moradores de rua que, de uma forma ou de outra contribuem com a coleta seletiva de lixo.Porém , todos...sofrem com algum tipo de agressão..física ou verbal!Então me pergunto,por qual motivo elas estão nas ruas? Seria culpa dos governantes? Da sociedade? Da família da pessoa? Ou da própria pessoa que em nenhum momento buscou e tentou uma vida melhor?só sei que de nada adianta, sentir pena, ou dar esmolars, se não descobrir o motivo que levou essas pessoas para rua,e tentar ajuda-lo, claro que cada caso é um caso, mas acredito que a grande maioria dos mendigos e moradores de ruas tenham histórias em comum que os levou até a vida que levam hoje.
Isso não significa que não merecem respeito..o fato de essa moradora de rua ficar exposta como se fosse um animal..é inaceitável..muito cruel e desumano..pois merece respeito....e os responsáveis pelo recolhimento do corpo? Onde estão? o(IML) ou (SVO)?
Mas.,não custa recolher...JÁ QUE VAI SER ENTERRADA COMO INDIGENTE MESMO? PQ NÃO RETIRARAM PELO MENOS O CORPO do local no momento que se deparam?Já que teria que ser removido mesmo. precisou esperar tantas horas?
E agora? A culpa é de quem?garanto que não é da população e sim de QUEM ESTÁ COM O PODER e responsáveis legais para autorizações devidas..mas nesse caso..são os próprios que lavam as mãos diante desse fato,ficando num empurra - empurra de responsabilidades e na certa ainda falam ”menos um” pra sujar a imagem da cidade!
Que absurdo ...é repugnante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário