sexta-feira, 28 de novembro de 2014
DITADURA
terça-feira, 30 de setembro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
As maravilhosas tirinhas de Mafalda.
Adoro essas tirinhas,me acompanharam quando eu fazia minha faculdade de Pedagogia desde o primeiro semestre...e quer saber?...Ameiiii!!!
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
SANTA ROSÁLIA - 04 De Setembro -
SANTA ROSÁLIA - 04/09 -
Padroeira de Palermo, Itália
Protetora contra pestes e doenças contagiosas
Origens
Rosália nasceu em 1125, na cidade de Palermo, região da Sicília, Itália. Seu pai se chamava Sinibaldo. Era um rico senhor feudal, dono das regiões "da Quisquínia e das Rosas". Sua mãe se chamava Maria Guiscarda. Era sobrinha do rei Rogério II, da Normandia. Rosália, Portanto, era extremamente rica e vivia na alta corte da época. Durante sua adolescência, foi servir de dama da corte de uma rainha chamada Margarida, que era esposa do rei da Sicília, Guilherme I. A rainha gostava muito da companhia amável e bondosa de Rosália. Porém, desde a adolescência, o luxo e os prazeres do corte não atraiam Rosália. Ela sentia e sabia que o chamado de sua vida era para servir a Deus. Seu maior desejo era o de viver a vida monástica.
HISTÓRIA
Uma ermitã de quatorze anos
Com apenas quatorze anos, a adolescente Rosália abandonou a Corte real e refugiou-se, sozinha, numa caverna que ficava perto de Palermo. Na ocasião, levou apenas um crucifixo. O local pertencia às terras de seu pai e se revelava ideal para a vida eremítica, pois ficava perto de um Mosteiro Beneditino, onde havia uma capela. Por isso, mesmo numa vida solitária, Santa Rosália participava das celebrações e recebia direção espiritual.
Presente da rainha
A rainha Margarida, que gostava da companhia de Rosália e tinha percebido a santidade da jovem, resolveu dar de presente a ela uma gleba de terra no alto do Monte Pelegrino. Ali havia uma gruta na qual Santa Rosália passou a se abrigar. Santa Rosália deu à gruta o nome de Gruta de Quisquínia por causa das terras de seu pai. Nos arredores havia já uma capela e, perto, um outro mosteiro beneditino. Santa Rosália passou o resto de sua vida neste local, vivendo solitária, uma vida de oração, sacrifícios, jejuns, penitências. Os monges beneditinos acompanharam e registraram esses dados sobre a vida de Santa Rosália.
Solidão frutuosa
Santa Rosália vivia sozinha, porém não solitária. Quando o povo da região descobriu sua história, seu modo de vida e sua santidade, passou a procurá-la para pedir orações e aconselhamento para a vida. Santa Rosália se abriu ao acolhimento desses peregrinos vendo nisso um chamado de Deus. Sua vida de oração, de busca de Deus frutificava nessa preciosa ajuda às pessoas, muitas aflitas e desorientadas que encontravam em Santa Rosália o amor, o acolhimento e a direção para uma vida melhor.
Morte
Assim Santa Rosália viveu sua vida: na simplicidade, na oração, no silêncio, no sacrifício e no acolhimento dos peregrinos que a procuravam. Até que, com apenas trinta e cinco anos, no dia 4 de setembro de 1160, ela entregou sua alma a Deus. A partir de então, muitos milagres e graças aconteceram por sua intercessão. Um deles se tornou famoso: quando uma terrível peste devastava a Sicília no Século XII, o povo pediu sua intercessão e a peste foi extinta. A partir de então, ela passou a ser invocada como padroeira de Palermo.
Revelações e descobertas
Um estudioso chamado Otávio Gaietani conseguiu encontrar alguns relatos sobre Santa Rosália antes de morrer, no ano 1620. Três anos mais tarde, a própria santa Rosália teria aparecido a uma senhora enferma e descrito onde seriam encontrados seus restos mortais. Essa senhora comunicou a aparição aos freis franciscanos de um convento que ficava perto do monte Pelegrino. Os frades resolveram seguir as indicações da senhora e, de fato, encontraram os ossos da santa exatamente no local indicado. Era o dia 15 de junho de 1624.
Confirmação
Apenas quarenta dias depois da descoberta desses ossos, outra descoberta veio a confirmar a história de Santa Rosália. Dois pedreiros trabalhavam no Convento de Santo Estêvão de Quisquínia, um convento dos dominicanos construído nas terras onde se pensava que Santa Rosália tinha vivido. Ao escavarem uma gruta, encontraram uma antiga inscrição em Latim que dizia: "Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo decidi morar nesta gruta de Quisquínia". Essa descoberta veio a confirmar os dados estudados pelo estudioso Otávio Gaietani. Mais tarde, uma comissão científica comprovou a autenticidade das relíquias e da inscrição. Isso fez reacender a veneração a santa Rosália como Padroeira de Palermo. Mais tarde, o Papa Ubaldo VIII incluiu a festa de Santa Rosália no Martirológio Romano, em 1630. A urna que contém os restos mortais de Santa Rosália pode ser vista no Duomo de Palermo, na Sicília, Itália.
Oração a Santa Rosália
“Ó Santa Rosália, vós, pela penitência e pela oração, alcançastes a santidade e chegastes a uma amizade tão grande com Deus que conseguistes d’Ele o poder de interceder a favor dos homens, especialmente no sentido de afugentar doenças e epidemias. Ó grande Santa, vede a dor e o sofrimento de tantos doentes! Socorrei os pobres que não têm assistência médica e nem dinheiro para comprar remédios. Intercedei junto a Jesus, amigo dos pobres e doentes, para que Ele cure os nossos males, afaste de nós as moléstias e faça voltar a saúde plena e a alegria de viver. Dai-nos uma vida sadia e uma grande disposição de louvor a Deus Pai, autor da vida; de agradecer a Deus Filho, o Divino Médico; de implorar ao Espírito Santo que aquece os corações e de confiar na Virgem Maria Nossa Senhora da Saúde. Santa Rosália, em vossas mãos confio meu bem-estar, minha saúde e a saúde de todos os meus semelhantes. Amém.”segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Estudo das 12 cartas "CREDO"
Apesar de os santos irem para o céu, todavia não o fazem como Cristo; porque Cristo o fez por seu próprio poder, os santos porém foram levados por Cristo: “LEVA-ME NA VOSSA SEQUENCIA” (Ct 1,3).
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Viseiras e chapéus de animais em EVA
terça-feira, 20 de maio de 2014
Projeto Romero Brito - Educação Infantil e Fundamental
Romero Britto - O artista da Alegria!!!
O Projeto
JUSTIFICATIVA
Conhecido pelo seu estilo alegre e colorido e por apresentar uma arte popular, é considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil. O artista foi escolhido não só pela alegria que expressa, através das cores e formas geométricas em suas obras, como também para favorecer a capacidade de "ler o mundo" com sensibilidade e criatividade ao identificar e explorar os elementos que fazem parte de seu entorno. A criatividade é manifestada através da inspiração nas imagens que são expressas na forma artística do artista.
OBJETIVOS
Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Britto
Despertar nas crianças o interesse pela apreciação de imagens através de suas obras
Contextualizar os temas utilizados em suas obras
Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções
Conteúdos
Vida e obra de Romero Britto
ESTRATÉGIAS
Exibição de vídeos com apresentação de obras do artista plástico Romero Britto, destacando alguns elementos como: gato, pássaros, cachorros, meninas, flores, peixes e borboletas que darão introdução à aula.
Poderá ser apresentada uma obra a cada aula.
Romero Britto nasceu no Recife, em 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal em seus trabalhos. Romero Britto também começou nessa época a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
É muito influenciado pelo Cubismo, e tem Pablo Picasso como um grande mestre. Seus estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade.
Romero Britto foi homenageado pela escola de samba Renascer de Jacarepaguá no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.
Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.
ATIVIDADES
Os alunos farão releituras (apreciação e reflexão) de diversas obras do artista.
Para colorir poderá ser utilizado diferentes técnicas artísticas e diversificados materiais, tais como: lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográficas, guache, cola colorida e glitter.
Ao final, cada trabalho será recortado e elaborado um painel coletivo para exposição.
Obra : O ABRAÇO
Material: Utilizando o quadro o abraço como molde, faça o desenho em EVA ou Cartolina. (Desenhe o quadro ou imprima a versão para colorir em tamanho grande).
Desenvolvimento: Mostre a obra colorida e converse com as crianças sobre o que representa esta obra. Convide as crianças a criarem o menino do abraço da turma. Deixe que as crianças pintem coletivamente o molde grande. Entregue várias cores para eles fazerem como desejarem, pode-se ir chamando em duplas para irem fazendo a pintura de modo mais organizado. Depois de seca a pintura, recorte o molde e cole na parte de trás dos braços tiras de papel ou elásticos. Assim as crianças podem passar seus braços para “vestirem” o menino.
Agora questione as crianças se receber um abraço é algo bom, e como eles se sentem quando são abraçados. Diga que esse é o menino que adora abraçar e receber abraços.
Inicie vestindo o menino e dizendo algo positivo sobre um de seus alunos, como: Gosto de Joãozinho porque ele é sorridente.
Depois a criança que foi abraçada, deve escolher outro colega a ser abraçado e dizer algo positivo sobre esse colega. Faça até todos terem sido abraçados. Se quiser evitar constrangimentos de crianças que não serão escolhidas, faça a roda do abraço em que deve-se abraçar o colega do lado esquerdo ao invés de escolher aleatório.
QUEBRA CABEÇA O ABRAÇO
Material: Imagens coloridas ou para colorir de outra obra de Romero Britto que represente o abraço ou afetividade.
Desenvolvimento: Entregue a imagem para as crianças pintarem e depois recortar nas linhas feitas por você. Ou já entregue a imagem colorida e cortada.
Escolha um quebra-cabeça e entregue uma peça para cada criança, para juntos eles montarem o quebra-cabeça. Após, pode-se por cada imagem recortada em pedaços em envelopes para as crianças montarem em momentos de jogos ou serem levados para montarem em casa.
O QUE AQUECE O NOSSO CORAÇAO
Material: Imagem da obra. Folha branca, corações pequenos e grandes, tiras de crepom, cola e tesoura.
Desenvolvimento: Entregue uma folha para as crianças e papel crepom colorido. Mostre para elas como as linhas coloridas da obra estão organizadas e deixe as crianças colarem as tiras de crepom para representar o fundo da obra. Após as crianças colarem o crepom entregue os corações para elas recortarem e colarem conforme desejarem.
Ao final questione as crianças o que deixa-as com o coração feliz e escreva no centro do coração ou sugira elas mesmas o façam.
ATIVIDADES IMPRESSAS