Hoje dia 30 de Julho, comemoramos o dia de São Pedro Crisólogo, nascido em 380 na Itália dedicou sua vida totalmente ao Evangelho, sendo reconhecido como Doutor da Igreja em 1729 pelo Santo papa Bento XIII.
São Pedro Crisólogo ganhou este nome pelo dom da pregação, a palavra Crisólogo significa: 'O homem da palavra de ouro', apelido dado a partir do século IX.
Após a morte do Bispo de Ravena, São Pedro Crisólogo foi escolhido para ocupar o cargo, neste tempo ele se encontrava em um convento onde queria se oferecer como vítima no silêncio, porém seus planos foram mudados devido à esta indicação.
Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.
São Pedro Crisólogo nos traz o testemunho de santidade, e conhecimento das ciências teológicas, além do dom da comunicação, que o auxiliaram a vencer a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma natureza, e não a misteriosa união do divino com o humano como ele nos revela.
A população já conhecia Pedro, o "doutor das homilias", por seus breves e inspirados discursos. Conta o relato que ele os compunha curtos pois temia entediar sua audiência. Sua piedade e zelo lhe valeram admiração universal. Depois de ouvir sua primeira homilia como bispo, a imperatriz romana Gala Placídia teria supostamente chamado-o de Chrysologus, que significa "das palavras de ouro" e passou, a partir daí, a patrocinar diversos projetos de Pedro.O arcebispo Félix de Ravena, no início do século VIII, colecionou e preservou 176 de suas homilias. Depois disso, elas foram editadas e traduzidas por muitos autores e para diversas línguas
Pedro Crisólogo morreu por volta de 450 durante uma visita a Ímola, sua cidade natal. A mais antiga referência literária afirma que a data era 2 de dezembro, mas uma interpretação mais moderna da "Liber Pontificalis Ecclesiae Ravennatis" (século IX) indica que ele morreu em 31 de julho.[8]
Em 1729, quando ele foi declarado Doutor da Igreja, sua festa, que ainda não constava no Calendário tridentino, foi inserido no Calendário de santos da Igreja Católica em 4 de dezembro. Em 1969, depois do Concílio Vaticano II, sua festa foi movida para 30 de julho, a mais próxima possível do dia de sua morte, 31 de julho, que já era a festa de Santo Inácio de Loyola.
Um retrato de São Pedro Crisólogo de sua época pode ser visto nos mosaicos da Igreja de São João Evangelista em Ravena, no qual ele aparece entre os membros das famílias imperiais do oriente e do ocidente, uma prova de sua extraordinária influência.
Oração à São Pedro Crisólogo
São Pedro Crisólogo
Que dominastes vossas paixões
E vos agarrastes à fé em Jesus Cristo
Para conseguirdes perseverar nas virtudes
Que vos levaram à santidade,
Intercedei por nós para que também sejamos perseverantes
E entusiasmados tal como o fostes,
Na exortação aos nosso irmãos
Que distantes se encontram da Verdade.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário