Blog da Cidha Cunha

sábado, 14 de julho de 2018

SÃO CAMILO DE LÉLLIS - 14 De Julho -

SÃO CAMILO DE LÉLLIS - 14/07 -


 São Camilo de Léllis, nascido no sul da Itália em 25 de maio de 1550, filho de um casal de idosos.
A casa do jovem Camilo tinha dificuldades devido ao vício em jogos de cartas do seu pai, que logo o colocou em uma escola militar para que o filho não seguisse o mesmo caminho. Devido ao seu porte físico São Camilo era sempre convocado para os trabalhos braçais, e por falta de instrução nunca saiu do posto soldado.
Aos 19 anos de idade São Camilo tentou a vida religiosa, porém lhe apareceu um tumor no pé que impediu de exercer sua fé. Sendo assim foi levado ao hospital de São Tiago na cidade de Roma, porém não possuía dinheiro para o tratamento, mas o fez em troca de trabalho, pedindo novamente aos 25 anos para ingressar na ordem dos franciscanos, porém não seria aceito novamente.
Mesmo sem ser aceito em nenhuma ordem São Camilo de Léllis já era tocado pela Graça e decidiu dedicar sua vida ao cuidado dos doentes, principalmente dos terminais, mais repugnantes e abandonados à própria sorte. Pois nestes São Camilo via o próprio cristo, e dedicou sua vida a eles.
No ano de 1584 constituiu uma irmandade de voluntários para cuidar dos doentes pobres e miseráveis, depois intitulada Congregação dos Ministros dos Enfermos. Com o auxílio de Filipe Néri estudou e vestiu o hábito negro com a cruz vermelha de sua própria Ordem.
Mesmo sofrendo terríveis dores nos pés, Camilo ia visitar a casa dos doentes e, quando necessário, chegava a carregá-los nas costas para o hospital. Nesta hora agradecia a Deus a estatura física que lhe dera. Recebeu o dom da cura pelas palavras e orações, e os fiéis ricos e pobres, procuravam sua ajuda.
Era um homem muito querido por toda a Itália, morreu em 14 de julho de 1614. Seria canonizado no ano de 1746. E em 1886 foi declarado padroeiro dos enfermos, dos doentes e dos hospitais.

Oração a São Camilo de Lellis
Glorioso São Camilo, 
Volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem
E sobre os que os assistem. 
Concedei aos doentes aceitação cristã, 
Confiança na bondade e no poder de Deus.
Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. 
Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento,
Como meio de redenção e caminho para Deus. 
Vossa proteção conforte os doentes e familiares,
E os encoraje na vivência do amor. 
Abençoai os que se dedicam aos enfermos,
E que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. 
Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
São Camilo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário