Nessa postagem exibo com grande satisfação o Portfólio que elaborei para a turminha do Maternal,Com isso, professora e as auxiliares ajudam nas atividades e no ensaio da dança para a realização desse adorável
trabalho.
Neste portfólio cada registro feito será trabalhado baseado na música –dança dos pinguins do CD caixinha de sonhos.
Neste portfólio cada registro feito será trabalhado baseado na música –dança dos pinguins do CD caixinha de sonhos.
Nossos sentidos se desenvolvem durante toda a vida, mas é no
primeiro ano que tudo começa.Aliado às conquistas do sistema locomotor o bebê
desenvolve sua percepção de mundo por intermédio do que vê, ouve, prova, cheira
e sente.Desta forma, proporcionar a ele o contato com diferentes sensações é
ampliar a sua consciência de si próprio e do mundo que o rodeia.No Maternal I
o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação
motora global e ampliação do vocabulário.Serão realizada várias atividades que não dependem
muito do registro no papel e sim de boas práticas. Entretanto,pretendo entregar um registro para os
pais,bem criativo, algo feito por eles, de forma lúdica e tranquila sem forçar nada ou
pular suas etapas de desenvolvimento, algo com a carinha deles, borrado,
amassado, rabiscado, nada muito melhorado por nós , nem perfeito, mas ao mesmo
tempo algo que valorizasse também o nossa dedicação e esforço.Foi daí que além de trabalhar
com os bebes quase sempre no coletivo, surgiu a ideia de ir arquivando estes
registros e montar um Portifólio com as explicações pedagógicas do
que era cada eixo de trabalho. Esse portfólio contemplará também as atividades do 2º semestre nos quais os bebes já estavam mais interagindo com os demais
amiguinhos e com as professoras para executar as atividades.
O portfólio só faz sentido se for para despertar e aprimorar as competências dos de nossas crianças.O mais
interessante nesse processo de avaliação é que ele nos permite observar a
inteligência que nossos bebes já possuem e o quanto cada um precisa ser
aprimorado ou até mesmo despertado.
"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las
felizes." Oscar Wilde
CENTRO EDUCACIONAL CONHECIMENTO
PROFESSORAS: Maia Aparecida Cunha e Silvane
2º PROFESSORAS: Jéssica Bitencourtt e Mayane
TURMA: MATERNAL I / INTEGRAL
Ensaio para apresentação- CD caixinha de sonhos
CENTRO EDUCACIONAL CONHECIMENTO
PROFESSORAS: Maia Aparecida Cunha e Silvane
2º PROFESSORAS: Jéssica Bitencourtt e Mayane
TURMA: MATERNAL I / INTEGRAL
A Dança dos Pinguins
Justificativa
Nossos sentidos se desenvolvem durante toda a vida, mas é no primeiro
ano que tudo começa. Aliado às conquistas do sistema locomotor o bebê
desenvolve sua percepção de mundo por intermédio do que vê, ouve, prova, cheira
e sente. Desta forma, proporcionar a ele o contato com diferentes sensações é
ampliar a sua consciência de si próprio e do mundo que o rodeia. No Maternal I
o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação
motora global e ampliação do vocabulário. Sendo a música um dos momentos
de muita alegria e descontração na sala, percebemos o quanto elas ficavam
animados e com a atenção voltada ao desenho dos Pinguins e com a musica que
tocava do CD caixinha de sonhos volume l.Por esse motivo resolvemos interagir
com as crianças a dança dos
pinguins,sendo que todos acompanhavam as coreografia e se divertiam ao mesmo
tempo transformando nossas manhãs bem alegres. Com o intuito de aprofundar
seus conhecimentos básicos sobre a vida desses animais, principalmente
referente aos pinguins, personagens mais atrativos da música, através de uma
abordagem lúdica e atrativa com brincadeiras, percepções, dramatização da história
da vida dos pinguins, músicas entre outras ações significativas.
Objetivo
Geral
ü Incentivar os bebes o gosto e o prazer em ouvir histórias divertidas e movimentos,Tornando um vinco de amizade
ainda mais alegre de toda a turma.
ü Apresentar como pequenos gestos ajudam no dia a dia e fazem muita a
diferença na vida social desses pequenos.
Objetivos Específicos
ü
Trabalhar os valores a partir das referencias
presentes na música.
E na história dos pinguins.
ü
Despertar o interesse das crianças para o modo de
viver e sobreviver dos nossos personagens (Pinguins);
ü
Motivar a relação familiar observando o modo de viver
da família dos pinguins e a relação de fidelidade e cuidados entre eles.
ü
Possibilitar as relações interpessoais presentes na
família a partir de atividades.
ü
Ampliar o conhecimento do vocabulário.
ü
Oportunizar aos bebes momentos de descontração e
amizade entre eles, focando os laços que são tão necessários para o
desenvolvimento e amadurecimento do ser pessoal.
Metodologia
A partir do tema previsto, serão realizadas as
seguintes atividades:
ü
Introduzir o assunto através da apresentação da
musica.
ü
Apresentar a história da vida dos pinguins com a figura
da família (papai pinguin ,mamãe e filhinhos);
ü
Identificar onde e como vivem os pinguins;
ü
Construir cartazes com a turma com o tema da
família;
ü
Preparar com a turma uma apresentação musical.
ü
Confeccionar lembrancinhas com as crianças.
ü
Promover a integração entre família e escola em uma
tarde muito especial.
CONTEÚDOS
ü Atividades variadas com os
personagens;
ü Estudo do personagem;
ü Coreografias;
ü Pinturas com tinta
Recursos
ü Giz de cera;
ü Gliter;
ü Papel picado;
ü Cola colorida;
ü Palitos
ü Canudos;
ü Cola Tenaz;
ü Cartolina;
ü Tinta Guache;
ü Som;
ü
Papel
A4;
ü
EVA
colorido
Avaliação
A Avaliação se dá nas observações e arquivando
estes registros. O mais interessante
nesse processo de avaliação é que ele nos permite observar a inteligência que
nossos bebes já possuem e o quanto cada um precisa ser aprimorado ou até mesmo despertado.
Ensaio para apresentação- CD caixinha de sonhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário