Aprender brincando é fundamental!!!
A aula é bem gostosa de fazer e as crianças com certeza participarão com mais animação
O
que o aluno poderá aprender com esta aula?
Expressar
sua opinião sobre o tema, utilizando argumentos convincentes.
Apontar
algumas causas, consequências e soluções para o problema: O acúmulo de lixo.
Identificar
a reciclagem como a transformação do lixo em
luxo.
Cada
atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60
minutos.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há
necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias
e recursos da aula
Atividade
1
Espalhe
pela sala de aula jornais e papéis amassados, embalagens, latas e garrafas
vazias de refrigerantes e de produtos de limpeza.
Explore
esses materiais e possibilite as crianças expressarem oralmente suas
observações sobre o cenário construído. As crianças irão perceber que o cenário
é constituído de materiais que se tornaram lixo.
Registre no
blocão as hipóteses dos alunos sobre o que é lixo.
Prepare num
cantinho da sala uma lata de lixo e deixe dentro dela o livro “O menino que quase morreu
afogado no lixo” de Ruth Rocha.
Retire o
livro da lata de lixo e convide a turma para ouvir a história.
Sinopse: Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma
característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo
fora... Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em
casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a
sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que
aconteceu...
Após a contação, explore
a história com as crianças:
- Como era o menino da
história?
- Você pensa como ele?
- Onde você joga o seu
lixo?
- Você sabe o que
acontece com o lixo da sua casa?
Promova um diálogo sobre
a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a
participação de todos neste momento.
Atividade 2
Divida a turma em grupos
e apresente o texto:
O que é lixo?
Lixo é todo e qualquer
resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em
aglomerações urbanas. É definido como aquilo que ninguém quer.
Porém, precisamos
reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em
sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e
deveriam) ser reciclados. A produção de lixo vem
aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da
qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida
das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência
ambientalista.
Faça um levantamento das
novas informações obtidas sobre o que é lixo e confronte com as hipóteses
anotadas no blocão da atividade 1.
Depois, destaque a frase
contida no texto sugerido:
“A produção de lixo
vem aumentando assustadoramente em todo o planeta” e apresente o vídeo:
Se Liga Nessa
- Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo
É importante que a turma
perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do
lixo: jogado nos bueiros e nas ruas.
Converse com a turma
sobre os impactos causados pelo lixo no meio ambiente e o que podemos fazer
para amenizar esse problema.
As crianças poderão
observar que a partir de atitudes simples, como não jogar lixo nas ruas, podemos
contribuir para evitar tragédias como as que observamos nos vídeos.
Atividade 3
Organize grupos de 4 ou 5
alunos e sugira um passeio pela escola para observar o tipo de lixo mais
encontrado pelos alunos.
Entregue uma folha de
papel, uma prancheta e um lápis para cada um.
Explique para a turma que
o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da
escola.
Depois do trabalho
concluído, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus
registros.
Faça um levantamento
sobre os lixos encontrados pela escola e colete os que estavam no chão.
Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo
para a nossa saúde.
Depois, construa um
gráfico com os dados da coleta do lixo encontrado.
Atividade 4
Proponha um desafio para
a turma:
- Será que é possível
separar os lixos encontrados em grupos?
Distribua caixas de
papelão e separe com a turma esses materiais.
No Laboratório de
Informática, apresente o site:
Após a visita ao site
em Lixo e Reciclagem, as crianças perceberão que cada grupo de lixo
tem uma classificação.
Coloque com a turma as
etiquetas em cada caixa com a respectiva cor de sua classificação:
PAPEL (azul) VIDRO (verde) METAL (amarelo) PLÁSTICO (vermelho)
Atividade 5
Apresente o recurso
animação/simulação onde o aluno aprenderá brincando quanto tempo os materiais
demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados
no lixo correto.
Link do Recurso no Site
do Portal do Professor:
O lixo nosso de cada dia
Inicie com a turma um diálogo sobre a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo (3Rs).
Atividade
6
Organize uma visita a uma
empresa de reciclagem. O professor deverá pedir autorização aos pais para a
aula de campo com as crianças. Providencie o transporte e agende a visita.
Antes de sair para a aula
de campo, elabore um roteiro com as crianças:
- De que forma a
população é informada sobre como selecionar o lixo?
- Como estes materiais são
selecionados?
- Quem compra estes
materiais?
- Que material é mais
procurado/reciclado?
- O que é feito com o
material que não é vendido/reciclado?
Converse com as crianças
sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.
As crianças deverão levar
uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas
descobertas. O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas
significativas, podendo fotografar e filmar.
Após a visita, faça uma
avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que
acharam interessante.
Faça o registro das
descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.
Atividade 7
Retome os conhecimentos
adquiridos na aula de campo com os alunos e proponha uma oficina de reciclagem
de papel.
Faça um levantamento do
material que vão precisar para a oficina:
- liquidificador
- papel picado
- esponja
- tela e moldura
- bacia
- balde com água
- tecido para costura -
três do mesmo tamanho
- cabide e prendedores de
roupa
O professor deverá
organizar o local da atividade com antecedência, separando todo o material que
vai ser utilizado.
Apresente o vídeo para
explicar passo a passo o processo de reciclagem:
Como fazer
papel reciclado
Utilize a folha de papel
reciclado para fazer um folder com as informações descobertas sobre o lixo e
suas possíveis soluções.
Atividade 8
O luxo do
lixo!
Apresente o artista Vik
Muniz utilizando fotos e textos para destacar as características das suas
obras.
Divida a turma em grupos e proponha a criação de obras de arte utilizando o lixo coletado na atividade 3 e também trazidos pelos alunos. Deixe que as crianças realizem a atividade com criatividade e autonomia.
Depois, organize uma
exposição com as obras de arte feitas pelas crianças. Convide as outras turmas
para visitar a exposição e distribua neste momento o folder, feito na atividade
7, para explicar o significado da exposição e as descobertas e possíveis
soluções encontradas sobre o lixo.
Recursos
Complementares
Livro: O menino que quase
morreu afogado no lixo - Ruth Rocha - Editora Quinteto Editorial
Aula de exposição:
Fazer uma feira apresentando trabalhos feitos com reciclagem"Aproveitando o lixo" com objetos construídos a partir do lixo. Brinquedos e utilidades para decoração.
Avaliação
O professor poderá
avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a
aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por
eles.
Avalie se as crianças
selecionam e classificam as embalagens para a reciclagem, conhecem e produzem
um destino para o lixo coletado, organizam um panfleto informativo (folder) com
coesão e coerência, produzem papel reciclado, vivenciam uma aula de campo numa
fábrica de reciclagem, constroem gráfico com o lixo coletado, confeccionam
obras de arte utilizando lixo.
É importante perceber se
os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de
mais atividades ou mesmo retornar algumas já realizadas para efetivar o
desenvolvimento dos alunos na temática "lixo".
BOA AULA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário