Com sondagem das fases de aquisição da
escrita dos seus alunos, você pode desenvolver uma série de atividades que
auxiliam no confronto e avanços das hipóteses de escrita dos alunos.
Aqui estão algumas sugestões:
ESCRITA PRE-SILÁBICA
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos
escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos de
memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de
cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e
vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética,
ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,
dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e confronto dos
nomes;
• Confeccionar gráficos de colunas com os
nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas
atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de
produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras
conhecidas).
• Classificar os nomes pelo som ou letra
inicial, pelo número de letras, registrando-as;
ESCRITA SILÁBICA
• Fazer listas e ditados variados (dos
alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes
para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).
• Trabalhar com textos conhecidos de
memória, para ajudar na conservação da escrita
• Ditado de palavras do texto.
• Análise oral e escrita do número de
sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
• Lista de palavras com a mesma silaba
final ou inicial;
• Escrever palavras dado a letra inicial;
• Ligar desenho a primeira letra da
palavra;
• Usar jogos e brincadeiras (forca,
cruzadinhas, caça-palavras);
• Organizar supermercados e feiras; fazer
“dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios
de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
• Propor atividades em dupla (um dita e
outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas, canções,
parlendas e trava-línguas.
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA
• Ordenar frases do texto;
• Completar frases, palavras, sílabas e
letras das palavras dotexto;
• Dividir palavras em sílabas;
• Formar palavras a partir de sílabas;
• Ligar palavras ao número de sílabas;
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA ALFABÉTICA
• Investir em conversas e debates diários.
• Possibilitar o uso de estratégias de
leitura, além da decodificação
• Considerar o “erro” como construtivo e
parte do processo de aprendizagem
• Produção coletiva de diversos tipos de
textos.
• Análise lingüística das palavras
• Reescrita de texto(individual / coletiva)
• Revisão de texto.
• Atividades de escrita: complete, forca,
enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.
• Copiar palavras inteiras;
• Contar número de letra ou palavra de uma
frase;
• Pintar intervalos entre as palavras;
• Completar letras que faltam de uma
palavra;
• Ligar palavras ao número de letras e a
letra inicial;
• Circular ou marcar letra inicial ou
final;
• Circular ou marcar letras iguais ao seu
nome ou palavra-chave.
• Produção de textos, ditados, listas.
As hipóteses (fases) da escrita da criança segundo Emília Ferreiro são:
• Nível 1: Hipótese Pré-Silábica
A criança:
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
• Nível 2: Intermediário I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
• Nível 2: Intermediário I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
• Nível 3: Hipótese Silábica
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
• Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.
• Nível 5: Hipótese alfabética
A criança:
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.
Não existe o nível ortográfico. Dizemos que a criança está alfabética,
mas possui dificuldades em grafar as palavras corretamente.
As atividades podem ser: cruzadinhas, agrupamentos de palavras pela
dificuldade ortográfica, jogos, uso do dicionário etc.
Boa semaninha!!!♥
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