PROJETO TARSILA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA DO CONHECIMENTO : Artes
TURMA : 1º Ano/ Ensino Fundamental
DURAÇÃO : 2 aulas semanais
JUSTIFICATIVA
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a “ Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de aprendizagem. A área da Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (...) A educação voltada às manifestações artísticas e culturais, caracteriza um modo próprio de dar sentido à experiência humana – o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no ato de expressar-se quanto na ação de apreciar, reconhecer e valorizar as formas produzidas por ele e pelos colegas, por diferentes culturas e pela própria natureza”.
OBJETIVOS
Ampliação do universo cultural; apreciação e contato com obras da pintora Tarsila do Amaral; valorização da cultura brasileira; realização de atividades de alfabetização, leitura e interpretação de textos e imagens relacionados à obra da artista;
HABILIDADES
3. Leitura e
interpretação de diferentes linguagens
ATIVIDADES
1ª - AULA
* Conhecendo a artista
Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.
.
– Você é o artista!
ATIVIDADE 2 - A Feira -
• Colocar em exposição em sala à tela A Feira , as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, é de grande importância fazer o registro das respostas.
• Identificar as frutas regionais
que aparecem na tela.
• Observar no quadro e relatar a
partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região.
• Reproduzir no caderno de
desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos,
entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto
que compõe a tela.
• Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica.
Dica: Seria proveitoso , levar frutas desconhecidas para apresentar ás crianças;frutas de outras regiões.
ATIVIDADE 3 - O Mamoeiro -
• Promover uma conversação sobre a tela. O que será que a artista plástica queria dizer ao pintar essa tela? As resposta poderá ser registradas no quadro/ lousa.
• Observar as formas geométricas, encontradas na
tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos
encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o
contexto em estudo).
• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.
• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a
forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto.
Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.
• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra " O mamoeiro". Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.
ATIVIDADE 4 - Cuca -
Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte
- reproduzir com massinha de modelar.a obra - Cuca -
ATIVIDADE 5 - Abaporu -
- Colorir o desenho fazendo uma releitura da obra.
- Confeccionar um painel contendo somente o sol e o cacto,fazendo um poster com variadas posições,num ambiente bem criativo e divertido para as crianças.
ATIVIDADE 6 - Releitura
Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.
Deixar em exposição as seguintes algumas obras. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (anotados pelo/a professor/a). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.
AVALIAÇÃO
Impressões sobre o projeto
- Escrita espontânea dos alunos contendo sua opinião sobre o projeto
- Produto final: exposição das releituras feitas pelos alunos
ATIVIDADES DIVERSAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário