O projeto xadrez na educação infantil visa apresentar o jogo de xadrez de maneira lúdica. Toda aprendizagem requer atenção, sem dúvida essa é uma das qualidades mais importantes encontradas entre os jogadores de xadrez, essa qualidade tende a tornar seus praticantes observadores qualificados, mais cuidadosos com seus detalhes, mais criteriosos e capazes em suas decisões.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar a todos
os alunos o contato com o jogo de xadrez, estendendo a oportunidade de jogar em
casa com amigos e familiares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a atenção
e raciocínio lógico.
Apresentar e
familiarizar as crianças com as crianças com as peças que compõem o jogo de
xadrez.
Ensinar a
movimentação de cada peça conforme as regras oficiais do xadrez.
Propiciar a troca de
conhecimentos integrando as famílias no desenvolvimento aplicação do projeto.
ESTRATÉGIAS
Envolver o jogo e suas peças em uma história, transformando
as peças em personagens.
As aulas consistirão primeiramente apresentando as peças e o
tabuleiro
Quais são as peças?
Seus movimentos?
Quantidade de peça de cada lado?
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
· Identificar
finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual
(regras do jogo, textos de reportagens e informativos);
· Trabalhar a
compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez,
sobre as suas regras e sobre a prática dos jogos em geral;
· Aprender as regras do jogo de xadrez;
· Utilizar a
escrita para sistematização de conhecimentos recém-adquiridos;
· Aprimorar a
capacidade de síntese e registro;
· Utilizar a
produção de texto e as estratégias de revisão para ampliar a produção textual e
a compreensão de aspectos gramaticais.
Duração das atividades
Uma vez por semana durante o ano todo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que já estejam em fase de sistematização e
consolidação da base alfabética, que consigam ler e compreendam frases e textos
pequenos.
Estratégias e recursos da aula
Esta sequência didática pretende que as crianças aprendam a
ler as regras de um jogo complexo. Além de realizar as atividades propostas, as
crianças devem realmente jogar xadrez.
Atividade 1– conhecendo as regras do jogo:
Leia com as crianças as regras do jogo de xadrez e conduza
por meio de perguntas a construção do sentido do texto. Sugerimos que as regras
sejam lidas aos poucos, em aulas diferentes, comentadas uma a uma para que não
fique cansativo e as crianças compreendam o funcionamento do jogo, seus
objetivos e os procedimentos básicas dos jogadores.
Regras básicas do xadrez:
· CAPTURAR: Para capturar peças do adversário move-se a peça
para a casa da peça que se pretende tomar, retirando a peça do adversário do
tabuleiro. No caso dos peões, move-se para frente, mas para capturar, capturam
apenas na diagonal.
· CHEQUE : Quando se ataca o rei o atacante deve dizer:
“cheque” porque é a peça fundamental do xadrez.
· CHEQUE MATE : Cheque mate: quando se ataca o rei de forma a não
possibilitar a fuga, o jogo terá chegado ao final e o vencedor deverá dizer
“cheque mate”.
Resultados possíveis:
· Existe a possibilidade de ganhar um jogo?
1) Dar cheque mate ao adversário.
2) Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para
dar cheque mate.
3) o adversário desistir.
.Posso empatar?
*Caso não existam movimentos possíveis para jogar e o rei
não esteja em cheque.
*Se o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque
mate.
*Acabar o tempo ao adversário e eu não tiver peças
suficientes para dar cheque mate.
*Se ambos concordarem com o empate.
*Se houver três posições repetidas é declarado o empate.
*Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um
peão e sem capturas.
Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os
movimentos de cada peça são:
* Um rei não pode dar xeque-mate em outro rei!
*Depois de ler as regras, vocês precisam praticar o jogo, é importante que as crianças, sempre que forem jogar, tenham estas regras em mãos para procurarem, quando necessário, alguma informação ou regra.
É importante que você reforce que é necessário recorrer à regra quando houver alguma dúvida e que ao invés de dar a resposta, você pode auxiliar as crianças a ler e a encontrar no texto a informação de que necessitam.
ROQUE: É um movimento de defesa do rei no qual o rei
deve mover duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao
seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS:O rei não pode estar em cheque, nem
passar por uma casa em cheque. O rei não pode ter sido movido. A torre que faz
o roque não pode ter sido movida. Não pode haver peças entre o rei e a torre.
TOMAR NA PASSAGEM: Esta regra só se aplica quando um peão
avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário,
neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como
se este tivesse avançado apenas uma casa.
PROMOVER : Quando um peão chega à última casa é promovido
para outra peça à escolha, exceto o rei. Normalmente é escolhida a rainha visto
que é a peça mais forte.
AVALIAÇÃO
Os aspectos orientados nessa proposta de avaliação serão
verificados durante o desenvolvimento dessa sequência didática. O professor
poderá registrar esse desenvolvimento e discutir com os alunos alguns aspectos
para que sejam aperfeiçoados e para que os resultados esperados sejam
alcançados, lembrando sempre que tem como objetivo que as crianças aprendam a
jogar xadrez e, paralelamente, aprendam a reconhecer e respeitar as regras de
um jogo.
Os aspectos avaliativos:
Leitura:
· A criança
consegue ler o texto com autonomia e compreendê-lo?
· A palavra desconhecida
à criança pergunta ou procura no dicionário?
· Quando foi
feita a leitura em voz alta a criança conseguiu fazer com ritmo e entonação?
· As que ainda
não são capazes de fazê-lo se esforçaram?
· A criança
recorre às regras escritas do jogo durante a partida?
Produção da escrita:
· A criança
recorre ao texto das regras ou a você para responder as perguntas que ela não
sabe?
· As perguntas
que a criança respondeu sozinha estavam corretas?
· Quando errou,
a criança fez a correção necessária apontada por você?
· No texto
produzido pelas crianças você pode observar aspectos gramaticais, de produção
textual, de sequência lógica, etc.
· Corrija com as
crianças e retome com elas aquilo que for necessário para que elas avancem.
Habilidade de jogo:
· O xadrez é um
jogo de prática, paciência e obediência às regras. É muito difícil que em
poucas aulas a criança realmente aprenda a jogar xadrez, mas dentro do que ela
aprendeu é capaz de seguir as regras do jogo?
· Quando o
adversário faz um movimento inválido e a criança percebe, é capaz de argumentar
com o colega?
VEJA TAMBÉM: TEATRO DE XADREZ...clique AQUI
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