Objetivos gerais
§ Promover uma proposta de trabalho
diferenciado, permitindo que os alunos desenvolva habilidades nas diversas
áreas do conhecimento, como também ajudá-los a refletir sobre si mesmo e a
importância de respeitar o próximo com suas diferenças,
proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade e respeito;
§ Conhecer e respeitar o outro com suas
diferenças e/ou limitações, dialogando e trocando conhecimento e experiências;
§ Utilizar a linguagem com intenções
comunicativas e de modo eficaz,
§ Respeitar a opinião/ escolha alheia.
Objetivos específicos
Língua portuguesa:
§ Utilizar a linguagem com intenções
comunicativas e de modo eficaz,
§ Conhecer dados biográficos dos autores
William Shakespeare e Ruth Rocha;
§ Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
§ Produzir reescrita;
§ Continuar a Alfabetização pelo processo de
letramento
§ Estruturação de palavras, frase e texto;
§ Produzir um final diferente à história de
Romeu e Julieta
§ Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
§ Ordenação da história como registro de
compreensão ,
§ Conversas, comentários, interpretação e
expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos,
desenhos, movimento, sons, etc.
Matemática:
§ Construir os fundamentos básicos no
desenvolvimento da adição e subtração
§ Construir gráficos, como fonte de registro;
Ciências:
§ Reconhecer seres vivos;
§ Conhecer o ciclo das borboletas, sua função e
seu habitat;
§ Reconhecer os fenômenos da natureza;
§ Reconhecer as estações do ano;
§ Ambiente e meio ambiente;
§ Ciclo da água: “As borboletas bebem água?
§ Pesquisa cientifica sobre as borboletas
§ Apresentar as etapas da vida da borboleta
§ Registrar as etapas em forma de recurso
visual e/ou escrito;
§ Conhecer as variedades de borboletas;
§ Saber como as borboletas se alimentam;
§ Degustar o doce Romeu e Julieta *( entregar
na hora da saída um doce de Romeu e Julieta aos pais).
História/Geografia
§ Compreender os diferentes tipos de paisagens
§ Refletir sobre as diversidades;
§ Desenvolver o conceito de valores e
atitudes,
§ Paisagem;
§ Tempo;
Artes:
§ Desenvolver a criatividade;
§ Construir personagens seguindo passos e
etapas da dobradura
§ Usar o desenho como recurso visual e de
registro,
§ Desenvolver habilidades com pintura, recorte
e colagem;
§ confeccionar painel de mandalas com borboletas
§ Confecção de borboletas com RX; envolvendo
as mães;
Desenvolvimento:
§ Estimular o conteúdo da leitura por meio da
oralidade;
§ Incitar a leitura com momentos descontraídos
(cartaz das borboletas)
§ Hora de conhecer a historia de Romeu e
Julieta (Ruth Rocha), vídeo narrado pela própria autora;
§ Conversar sobre o texto e estimular a troca
das borboletas para outro canteiro;
§ Estimular a compreensão oral da história;
§ Leitura oral, individual e coletiva;
§ Registrar a história com recurso visual
(ilustração)
§ Produzir panfleto: se você fosse a mãe da
Julieta o que faria para encontrá-la?
§ Registrar finais diferentes à historia de
Romeu e Julieta
§ Tomar conhecimento do ciclo das
borboletas por textos informativos(metarmorfose)
§ Ordenar as histórias, ciclo das borboletas e
de Romeu e Julieta;
§ Escrita das cores das borboletas;
§ Cruzadinha;passa tempo,jogo dos sete erros;
§ Resolução de problemas com adição,
subtração, multiplicação e divisão;
§ Recorte e colagem de figuras de diferentes
paisagens ( zona rural , urbana, floresta, tec);
§ Confecção de painel;
§ Lista de possíveis mudanças de atitudes;
§ Desenvolver a criatividade;
§ Correspondência com numero e quantidade,
§ *Dramatização da história feita pelos
alunos.
Avaliação
Deverá ocorrer de forma contínua,
valorizando o desenvolvimento, a participação e o interesse dos alunos
observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta, de acordo com os objetivos
previstos neste planejamento.
História Narrada
Atividades
Veja abaixo!! Essas
borboletas são enfeites para a parede, feitas com folhas de Raio-x e papel
camurça colados com a cola para EVA... Ficaram lindas!
Modelo de Apresentação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário