Um novo teste de rastreamento precoce de Autismo, elaborado para
detectar a condição em bebês na faixa de 1 ano de idade, pode revolucionar o
"olhar" às crianças autistas, dizem os experts, através de um
diagnóstico e tratamento mais precoce do que o atual.
O checklist de 24 ítens leva apenas 5 minutos para completar e pode ser
preenchido na sala de espera do consultório do pediatra, quando os pais levam
os filhos para a rotineira consulta dos 12 meses, diz um estudo de mais de
10.000 crianças, publicado no Jornal de Pediatria (http://content.usatoday.com/topics/topic/Journal+of+Pediatrics).
O checklist, disponível online (http://firstwords.fsu.edu/pdf/checklist.pdf),
pergunta aos pais e demais cuidadores sobre habilidades de comunicação, como o
balbucio, primeiras palavras e contato visual. O estudo foi financiado pelo
National Institutes of Health.
Médicos encaminharam crianças que "falharam" no checklist para
outros testes mais específicos, e se necessário, tratamento. Pesquisadores
deram seguimento até as crianças terem 3 anos de idade. O instrumento proporcionou
um diagnóstico preciso em 75% dos casos.
s autores do estudo avisam que o checklist não vai rastrear todos os
casos de autismo, como no caso das crianças que começam a apresentar os
sintomas em uma idade maior.
Mas por fácil de usar, todos os pediatras deveriam começar a utilizar o
instrumento,
Segue agora o instrumento traduzido:
CSBS DP Infant-Toddler Checklist
A maioria das perguntas devem ser
respondidas com uma das 3 opções:
·
(AN) Ainda não,
·
(AV) Às vezes,
·
(CF) com Frequencia.
Emoção e Olhar:
1. Você sabe quando seu filho está
feliz e quando está chateado? ( )
2. Quando seu filho/a brinca com
brinquedos, ele/a, o olha para ver se você o está observando? ( )
3. Seu filho/a sorri quando olha para
você? ( )
4. Quando você olha e aponta para um
brinquedo, seu filho o olha também? ( )
Comunicação:
5. Seu filho/a avisa que precisa de
ajuda ou quer um objeto que não está a seu alcance? ( )
6. Quando você não está dando atenção
a seu filho/a, ele/a tenta chamar sua atenção? ( )
7. Seu filho/a faz coisas para fazer
você rir? ( )
8. Seu filho/a tenta fazer você ver
objetos interessantes - só para você olhar para os objetos, não para fazer algo
com eles? ( )
Gestos:
9. Seu filho/a pega objetos e os dá a
você? ( )
10. Seu filho lhe mostra objetos sem
lhe dar os objetos? ( )
11. Seu filho/a acena para
cumprimentar as pessoas? ( )
12. Seu filho/a aponta para objetos?
( )
13. Seu filho balança a cabeça para
indicar "sim"? ( )
Sons:
14. Seu filho/a usa sons ou palavras
para conseguir atenção ou ajuda? ( )
15. Seu filho/a junta sons, como mama,
gaga, tchau? ( )
16. Aproximadamente quantos sons como
os seguintes seu filho/a faz: ma, na, ba, da, ga, la, sa?
Nenhum,
1-2,
3-4,
5-8.
Palavras:
17. Aproximadamente quantas palvras
diferentes seu filho/a usa com significado que você reconhece (por exemplo,
"eta" para chupeta, "dedeira" para mamadeira?
Nenhuma,
1-3,
4-10,
11-30,
mais de 30.
18. Seu filho junta duas palavras
(exemplo, mais papá, quero papai, etc)? (
)
Entendimento:
19. Quando você chama seu filho/a,
ele/a responde olhando ou virando para você? (
)
20. Aproximadamente quantas palavras
ou frases seu filho/a entende sem gestos? Por exemplo, se você perguntar:
"onde está sua barriga", "onde está o papai", "me dê a
bola", "venha aqui", sem mostrar ou apontar, seu filho/a
responderá apropriadamente? ( )
Uso de objetos:
21. Seu filho/a mostra interesse em
brincar com uma variedade de objetos? (
)
22. Aproximadamente quantos dos
objetos listados seu filho/a usa apropriadamente: copo, mamadeira, tigela,
colher, pente ou escova, escova de dentes, pano de lavar o rosto, bola,
carrinho, telefone de brinquedo?
Nenhum,
1-2,
3-4,
5-8,
mais que 8.
23. Quantos blocos ou anéis seu
filho/a empilha?
Nenhum,
2 blocos,
3-4 blocos,
5 ou mais blocos.
24.Seu filho/a brinca de faz-de-conta
com brinquedos (por exemplo, dá comidinha a um bichinho de pelúcia, põe uma
boneca para dormir, põe um personagem num carinho)? ( )
Você se preocupa com o
desenvolvimento de seu filho/a?
Não,
sim (caso afirmativo, descrever).
Para pontuar o teste é preciso marcar diversos itens em tabelas de
acordo com o desenvolvimento da criança, então é impossível eu colocar tudo
aqui.
Mas fica a sugestão: se seu filho/a apresentar muitas falhas na maioria
dos itens, no sentido de pontuar a maioria como "ainda não" ou
"nenhum", deve-se buscar algum profissional capacitado e com
conhecimento em Autismo para realizar uma avaliação completa!
Portanto que fique claro que o
teste em si não fecha diagnóstico sozinho, é mais um alerta para os pais e
profissionais estarem atentos quanto ao desenvolvimentos das crianças!!!
Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um
bebê ou uma criança autista. O diagnóstico só poderá ser determinado
por um especialista.
- A criança não se reconhece
pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de
identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
- A criança prefere ficar
sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir
o berço ao colo dos pais.
- A criança não fala, não olha
e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não
interage com outras crianças.
- Crianças sem autismo
geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela,
já as crianças com sinais de autismo não acompanham os
acontecimentos a sua volta.
- Quando a mãe sai para
trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
- Crianças de cerca de um ano
com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria
esperado de uma criança nesta idade.
- Durante a amamentação,
a criança com autismo não interage com a mãe.
- Os autistas muitas vezes
separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos
repetitivos e sem finalidade aparente.
- A criança fica horas fazendo
o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser
uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença.
Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
- A criança pode apresentar
movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até
de forma violenta.
- A criança utiliza as pessoas
como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar
onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer
na forma de uma solicitação verbal.
Ainda não existe um exame complementar,
laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é
identificado através de exames clínicos.
Por que é importante saber reconhecer
os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham
e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomas típicos
de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças
com autismo apresentam sinais da doença ao nascer.
Uma vez identificado que o processo de
desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista
(pediatra, psiquiatra
infantil, neurologista infantil) para que o diagnóstico seja
feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
O diagnóstico precoce e a
implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no
desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus
familiares.
ABC.MED.BR,
2011. Autismo: como reconhecer os sintomas
precoces?. Disponível em:
.
Acesso em: 22 ago. 2012.
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