Primeiro converse com os alunos(crianças) sobre o que é o CARNAVAL e deixe que eles falem sobre o assunto. Elas vão relatar o Carnaval envolvendo festa, alegria, bagunça, diversão, folia, dança, músicas etc. Em seguida seria bom fazer um registro através de desenhos ou escrita. As crianças também podem pesquisar sobre o carnaval com seus familiares (como tarefa de casa..proporcionando entrosamento com os responsáveis). Todos os registros devem ser socializados ao grupo e colocados em um mural para exposição.
Depois converse sobre as músicas de Carnaval sempre questionando se eles conheciam algumas e provavelmente vão citar nomes de sambas conhecidos e a marchinha: "Mamãe, eu quero".
Então essa marchinha pode ser o ponto de partida do trabalho para a alfabetização.
Traga um CD de marchinhas para que possam cantar a música seguindo com a letra. Mesmo os que não sabem ler, vão acompanhando a letra com o dedo, procurando as palavras.
Letra da musica: MAMÃE, EU QUERO
MAMÃE, EU QUERO
MAMÃE , EU QUEROMAMÃE, EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA,
DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETAPRO BEBÊ NÃO CHORAR.
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e entra no cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De tanto piscar o olho
Já ficou sem a pestanaMamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Me dá a chupeta
Pro bebê não chorar
.
Depois eles ilustraram a música.
-Retirar as palavras que chama atenção;
-A atividade permite aos alunos (principalmente os pré-silábicos e silábicos):
-Tentar ler antes de saber ler convencionalmente;(procurando as palavras destacadas)
-Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional;
Sua ideia foi válida para me ajudar,gostei bastante.Bjsssssssssss
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluir