Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
OBJETIVOS:
Valorizar a água como um recurso precioso
Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
METODOLOGIA:
Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Água é vida " e "Os ciclos da água".
DESENVOLVIMENTO:
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Conversa informal
Leitura de histórias com o tema
Construção de cartazes
Poemas;
Painéis;
Pesquisas;
Desenho;
Músicas;
Pintura;
Brincadeiras infantis;
Ditado;
Recorte e colagem;
Vídeos;
AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
ATIVIDADES DIVERSAS:
Após o trabalho de leitura e abordagem do tema sobre a importância da água para a vida,o professor poderá repassar mais informações com a dinâmica: "Gotinhas de perguntas".
Cada gotinha terá uma pergunta sobre o tema no qual será respondida com auxílio do professor, a medida que forem colocando as gotinhas na nuvem.
O cartaz com a nuvem grande serve de suporte para arquivar as gotinhas que contém as perguntas para debate. E com certeza dará um charme no ambiente.
Faça o download tanto do cartaz nuvem, quanto das gotinhas com as perguntas.
Essa metade da nuvem, é para colar na nuvem completa formando um bolso, onde será guardada as gotinhas.
Cada
campanha de fraternidade que a Igreja Católica do Brasil nos apresenta ,quer
destacar algum aspecto da vida em que a nossa participação como cristãos exige
um posicionamento. Este ano vamos tratar as relações entre Fraternidades: Igreja
e Sociedade, mostrando que o nosso Deus não fica preso nos templos, mas quer
nos acompanhar em todo lugar na vida de cada um. Por meio da CNBB (Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil), a Campanha da Fraternidade (CF)2015, tem como o tema: “FRATERNIDADE:
IGREJA E SOCIEDADE” e o lema “EU VIM PARA SERVIR” (cf. Mc 10, 45).
O tema
escolhido visa buscar a missão e vocação
de todo cristão, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade,
propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. O objetivo geral da CF este ano
é: "Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a
Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como
serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus."
O cartaz desse ano nos
apresenta o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na celebração da
Quinta-Feira Santa, o mesmo gesto praticado por Jesus com seus discípulos. Este
gesto demonstra a grandeza do amor de se entregar ao outro, dando sua própria vida.
E com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao
entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus
leva em plenitude o Eu vim para servir (cf.. Mc 10,45).
Objetivo geral
Aprofundar à luz do
Evangelho, o diálogo e a colaboração entre igreja e a sociedade, propostos pelo
Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a
educação do Reino de Deus. Objetivos específicos
1. Fazer memória do caminho percorrido pela igreja com a sociedade, identificar
e compreender os principais desafios da situação atual.
2. Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina
Social da igreja, uma espiritualidade que nos torne capazes de ouvir deus nos sinais dos tempos e em tudo o
que nos cercam e nos apelos da sociedade.
3. Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e
estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.
4. Aprofundar a compreensão da dignidade de pessoa, da integridade da criação,
da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural,
para superar as relações desumanas e violentas.
5. Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de
levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.
6. Atuar profeticamente à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres,
para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade
justa e solidária.
Tema:
Fraternidade: Igreja e sociedade
Lema: Eu vim para servir (cf. Mc 10,45)
L.: Pe. José Antonio de Oliveira
M.: Pe. José Weber
01 - Em
meio às angústias, vitórias e lidas,
No palco do mundo, onde a história se faz, (cf. GS 2)
Sonhei uma Igreja a serviço da vida.
Eu fiz do meu povo os atores da paz! (2x)
Quero
uma Igreja solidária,
Servidora e missionária,
Que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade,
Por justiça e igualdade,
Pois "Eu vim para servir". (Mc 10,45)
02 - Os grandes oprimem,
exploram o povo,
Mas entre vocês bem diverso há de ser.
Quem quer ser o grande se faça de servo:
Deus ama o pequeno e despreza o poder. (2x) (cf. Mc 10,42-45)
03 - Preciso de gente que
cure feridas,
Que saiba escutar, acolher, visitar.
Eu quero uma Igreja em constante saída, (EG, 20)
De portas abertas, sem medo de amar! (2x)
04 - O meu mandamento é
antigo e tão novo:
Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés. (2x) (cf. Jo 13)
05 - As chagas do ódio e da intolerância
Se curam com o óleo do amor-compaixão. (cf. Lc 10,29ss)
Na luz do Evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão! (2x)
Catequese: (1ª
Eucaristia)
O CARTAZ
Perguntas a
serem respondidas na Catequese com os Catequizandos em sala, à respeito do
Cartaz da C.F 2015.
1) Qual
é o tema da Campanha da Fraternidade 2015?
2) O
que vemos na imagem?
3) Que
mensagem ela nos transmite?
4) Que
virtudes identificamos neste homem que se curva para servir?
5) De
quem foi esse gesto que ele faz?
6) Quem
é a pessoa que está representando a imagem?
Com
base na oração da C.F. 2015 – Pesquise as palavras grifadas no dicionário e com
as mesmas, faça uma produção de um texto com o tema: IGREJA E SOCIEDADE.
Catequese : (Crisma)
Interpretando o Hino:
1) No primeiro verso do hino, a
frase que chama atenção é “Sonhei uma igreja a serviço da vida”, você sabe por
quê?
2) O que quer dizer “Quero uma
igreja solidária, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir”.
3) Em que sentido “Os grandes
oprimem e exploram o povo”.
4) Na igreja encontramos gente
que cure feridas, que saiba escutar, acolher, visitar. Você concorda? Por quê?
5) Quem é o mestre que escuta e
cuida de seu povo?
6) Que missão é essa que ele quer
que a gente assuma?
7) Escreva nomes de pessoas que vc
conhece ou ouviu falar que praticou o bem!
8) Conversar e se possível Visitar uma pastoral
ou uma instituição que trabalha pela sociedade e observar como é feito esse
trabalho. Bom trabalho a todos! fonte: Encontro Catequéticos para Crianças e Adolescentes CF 2015