A Casa Sonolenta
"Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma avó, uma avó roncando, numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima
de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando,
numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro, tinha um gato. Um gato ressonando, em cima do
um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de
uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de
um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima
de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa
aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha uma pulga....
Seria possível?
Uma pulga acordada, em cima de um rato dormitando, um gato ressonando,
em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante,
numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada que picou o rato, que assustou o gato,
que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, quem deu
um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta,
onde ninguém mais estava dormindo
Dados do livro:
Justificativa
Ouvir histórias é uma atividade presente em nossa cultura. Sabemos que as crianças podem desenvolver o gosto de ouvir e ler histórias, e este é um dos maiores desafios da escola. As histórias com repetição :crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos,descobertas. Com a linguagem, não é diferente. As histórias com repetição oferecem às crianças a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa a repetição ajuda na compreensão da história por parte das crianças
Estratégias e recursos
Apresentação da História
Este primeiro momento será dedicado à narração da história..A escolha desse livro “A Casa Sonolenta”é satisfatória, porque as crianças nesta idade ficam encantadas com histórias que apresentam repetições.
Conhecendo o livro
O professor
apresenta o livro A casa sonolenta, chama a atenção para a ilustração da capa,
propõe possíveis relações entre a ilustração e o título da história, convida as
crianças a localizar o título e, por fim, lê a história em voz alta.
Roteiro de trabalho
Preparação
- Ler o primeiro parágrafo da contracapa do livro, destacando as perguntas que deixarão as crianças curiosas para desvendar o fim da história.
- Realizar a leitura da história em voz alta para as crianças com o livro voltado para elas, para que vejam as ilustrações enquanto escutam a história.
Ao observar o livro “por dentro”, explorando suas páginas internas antes da leitura, favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a história do livro.
Ao lançar perguntas às crianças antes de ler, possibilita-se que elas sejam mais ativas na escuta da história.
Esse livro apresenta muitos detalhes, o que o torna tão apreciado pelas crianças. O professor pode relê-lo outras vezes, propondo diferentes atividades, como:
- Entregar o livro nas mãos das crianças (indo de uma em uma) e sugerir que observem os detalhes das ilustrações,aproximando e distanciando os olhos do livro para que observem o que muda.
- O que é possível fazer em casa? Sugerir que as crianças contem aos pais que aprenderam uma nova história e comentem sobre as ilustrações do livro.
- Fazer coletivamente a ordenação dos primeiros personagens que deitam na cama.
- Reler com as crianças essa parte da história e conferir se colocaram as cartelas na ordem certa.
- Recordar a sequencia em que os animais acordam e saem da cama.
Dicas para o professor
*Mostrar o
livro para as crianças. Você pode dizer: “Hoje vocês conhecerão um novo livro!”
*Explicar às
crianças que elas primeiro observarão a capa do livro, pensando no que podem
saber sobre a história antes mesmo de lê-la. Pode-se dizer: “Será que vocês
conseguem me dizer do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Olhem
a capa”.
*Apresentar o
livro às crianças destacando a ilustração da capa. Perguntar o que a ilustração
sugere. *Explorar os detalhes da ilustração. A intenção não é de que as crianças
deem a resposta certa, mas que relacionem as pistas oferecidas com seus
conhecimentos anteriores. Perguntar às crianças como elas acham que essa
história se chama. Escutar suas observações, estimulando-as a estabelecer
relações. Você pode perguntar: “Será que está escrito no título os nomes desses
personagens que estão dormindo?” Ler o título.
*Convidar as
crianças a observar as ilustrações internas do livro. Mostrar apenas as
primeiras páginas, ajudando-as a pensar sobre o assunto da história a partir
das ilustrações que estão observando. Chamar a atenção para os diferentes
personagens e suas ações. Lançar uma pergunta que as ajude a acompanhar a
leitura:
“Parece que
nessa casa todos estão dormindo... Será que vão continuar assim até o fim da
história?”
*Fazer
antecipações sobre os acontecimentos da história.
O que as
crianças podem pensar, dizer e fazer.
*Falar sobre
as ilustrações tentando fazer antecipações da história.
*Ler a história e, no fim, convidar as crianças a falar sobre
a narrativa. Peça que apontem as partes de que mais gostaram para que você
possa reler ou que falem de que personagens se lembram.
Aprendizagem da criança
O que as crianças podem aprender
-Ao falar sobre a história antes de ler o livro (relacionando o texto com a ilustração), favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a narrativa.
-Ao apresentar o livro “por fora” e “por dentro”, explorando a capa, o título e as ilustrações, as crianças aprendem sobre o livro como objeto e observam suas características.
-Ao ler a história para as crianças, contribui-se para que elas aprendam alguns comportamentos típicos de leitores: ler com ritmo e entonação, antecipar e verificar o conteúdo da história, comentar o texto depois da leitura, etc.
- Perguntar sobre o conteúdo da história, deixando as crianças mais curiosas e atentas à leitura.
Atividades
Clique na imagem